19/06/2019 as 09:39

Turismo

Aeroporto de Aracaju não vai ser rebaixado

Status de internacional será mantido, informa secretário de Turismo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ingressou ação contra o Aeroporto Internacional Santa Maria, localizado em Aracaju, onde solicita o rebaixamento da classificação para aeroporto doméstico. A notícia foi divulgada nas redes sociais, chegando como uma surpresa desagradável para o estado de Sergipe, podendo acarretar em perdas significativas para o turismo local e também a economia do estado, de acordo com o deputado federal Laércio Oliveira (PP).

O parlamentar se reuniu na manhã de ontem, 18, com a presidente da Infraero, Martha Seillier, para buscar mais informações sobre a ação, saber exatamente o que motivou, e tentar impedir que o rebaixamento de classificação aconteça. Em conversa com o JORNAL DA CIDADE, o deputado demonstrou preocupação com a ação.

“Isso é um retrocesso enorme para o nosso Estado. Se o turismo já está ruim, com o aeroporto caindo de internacional para doméstico, poderá piorar muito mais. Envolve também uma questão econômica, porque muitas transações de importação são feitas no Aeroporto Santa Maria, e ele sofrerá consequências, pois as mercadorias não poderão mais ser despachadas no nosso aeroporto. Vai ter que ir para outro estado, e vamos ter que ir buscar em outro aeroporto. Esse é mais um problema que vamos precisar resolver”, disse o Laércio Oliveira.

A presidente informou que a estatal espanhola Aena que venceu a disputa para administrar seis aeroportos no Nordeste tem muita experiência com turismo e grande capacidade de investimentos. A previsão de investimentos no aeroporto de Aracaju é de 70 milhões de dólares e grande parte desses recursos será aplicado nos primeiros cinco anos. “Estamos certos do bom resultado dessa privatização, porque nós aplicamos um teto tarifário e eles passam a ter mais lucros se atraírem mais voos para o Nordeste. Então, farão propaganda do destino em outros países. No modelo anterior, não existia esses incentivos de atração de voos e turistas”, explicou.

A presidente disse que a estrutura hoje disponível no aeroporto de Aracaju é sob demanda, em função da baixa quantidade de voos internacionais. “Quando o estado tiver uma demanda maior de voo regular, a gente sobe o degrau de estrutura. Com a abertura do mercado de aviação civil a empresas com capital estrangeiro, teremos um aumento do número de voos e com melhores preços, a perspectiva é que o turismo aéreo aumente”, explicou.

Aeroporto Regional de Xingó
O deputado questionou à presidente da Infraero ainda se havia planos de construção de aeroportos regionais e sugeriu que a área de Xingó tivesse esse investimento, por ser uma região turística muito importante de Sergipe, mas que ainda precisa de uma melhor infraestrutura. “Basta a gente lembrar o caso de Porto Seguro que é muito distante de Salvador e de Vitória, mas o turismo ganhou um grande impulso com a construção do aeroporto”, explicou o parlamentar. A presidente disse que é um caso a ser estudado porque Sergipe ainda não tem nenhum aeroporto regional.

O deputado disse também que o fato foi comunicado ao Governo do Estado de Sergipe. Nas primeiras horas da manhã, a equipe do JC procurou a assessoria de comunicação do governo, no entanto, o assunto ainda não havia sido discutido com as autoridades. No final da manhã, a assessoria respondeu não ter informações, e não havia confirmação da notícia.

“Nem Infraero, nem a empresa que comprou o Aeroporto, nenhum órgão oficial tratou disso com o governo. Oficialmente não sabemos nada. O Aeroporto era federal e agora é privado”, disse o assessor Givaldo Ricardo.