19/06/2019 as 12:14

Brasil

Festas Juninas aquecem o comércio da indústria de amendoim

A indústria contou com crescimento de 40% na geração de empregos em relação ao ano passado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O período de Festas Juninas, que compõem os meses de junho e julho, é de extrema importância para a indústria de amendoim. A época é marcada pelo aumento do consumo do produto. Soma-se ainda a importância da temporada para a economia, em 2019 houve, por exemplo, um aumento de 40% no número de pessoas empregadas e dedicadas ao período sazonal.

 

De acordo com a pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab, locais onde há a prática de festas juninas e julinas, o consumo do produto é bem mais expressivo. A região Nordeste, onde as tradições populares são mais intensas, concentra a maior parte desse movimento da indústria (77%), seguida pelo Centro-Oeste (70%) e Sudeste (63%). Ainda vale ressaltar que a mesma pesquisa atestou que a paçoca ainda é o tipo de amendoim mais consumido (69%) entre os entrevistados, seguido de Amendoim japonês (59%) e Amendoim sem pele (55%). 

O presidente da ABICAB, Ubiracy Fonsêca, ressaltou a importância do produto nesse período. “Amendoim é uma paixão do brasileiro, mas temos períodos chaves em que esse mercado se movimenta de forma mais acelerada.



A temporada de festas de junho e julho é um desses e a pesquisa Conecta confirma essa percepção, já que 87% dos respondentes informaram que essa temporada é a principal ocasião para o consumo do produto”. concluiu Fonsêca. 

 

O Brasil é o 14º maior produtor de Amendoim in natura do mundo e vem aumentando sua capacidade de produção. Segundo dados do CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o setor de amendoim, estimou em volume de produção de grãos, 515 mil toneladas na safra de 2018/2019, no qual 95% da produção é realizada no estado de São Paulo.