10/07/2019 as 08:53

Fluxo pluviométrico

Chuvas podem permanecer intensas até a próxima sexta

Efeitos são resultados da chegada de uma frente fria que atinge SE.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chuvas podem permanecer intensas até a próxima sextaFoto: André Moreira/Equipe JC

Chuvas e ventos fortes tomam conta do Estado sergipano desde a última segunda-feira, 8, e a previsão meteorológica é de que a intensidade permaneça a mesma até a próxima sexta-feira, 12. Os efeitos são resultado da chegada de uma frente fria vinda do sul da América do Sul até a Costa Norte da Bahia e atingindo principalmente o Estado de Sergipe, estendendo-se até o alto sertão sergipano.


Logo nas primeiras horas de ontem, 9, o fluxo pluviométrico havia registrado acúmulo de água de chuva em torno de 50 mm no litoral, 40mm no agreste e entre 30 mm e 40 mm no sertão. Além disso, a ventania causou destelhamento de quatro casas localizadas no Bairro Porto Dantas, na zona Norte de Aracaju, onde uma precisou ser interditada pela Defesa Civil de Aracaju. Esse bairro também é considerado uma área de risco de deslizamento em períodos de fortes chuvas.


“Uma casa teve o destelhamento total e as outras três de maneira parcial. Também tivemos o deslocamento de reboco, devido aos ventos fortes, na Rua Itaporanga, no Centro da cidade. Tivemos alguns alagamentos em alguns pontos. Os ventos tendem a diminuir, mas seguimos em alerta nas áreas de risco, tanto na região do Porto Dantas como Cidade Nova, Industrial e Santo Antônio”, explica o coordenador geral da Defesa Civil municipal, major Silvio Prado.


Os riscos de inundação, ainda conforme o major, concentram-se na zona Sul de Aracaju, a exemplo do Bairro Jabotiana, na região do Conjunto JK, Santa Lúcia e Largo da Aparecida. As ruas e avenidas Euclides Figueiredo, São Francisco de Assis, Pedro Valadares, são algumas vias já mapeadas como áreas de alagamento e por isso agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Defesa Civil da Prefeitura de Aracaju foram até o local para realizar drenagem com bombas de sucção para escoar o grande volume de água acumulada. Também foi realizado monitoramento nos canais, além da desobstrução das redes de drenagem.


De acordo com o meteorologista Overland Amaral, as chuvas atingem todo o Estado, alterando assim a temperatura, com mínimas entre de 20°C e 25ºC. Até a quinta-feira, 11, quando o tempo deve continuar fechado, a máxima não passa dos 25ºC. Na sexta-feira, 12, Overland deverá apresentar nova previsão meteorológica, conforme os resultados apresentados. “Com muita intensidade e extensão, a nebulosidade da frente deverá atuar até o dia 12 a princípio e depois faremos uma nova avaliação, porque é um sistema para muitos dias e os modelos mostram muita chuva no Estado todo”, explica.


A população pode acionar da Defesa Civil de Aracaju por meio do número 199.