18/07/2019 as 09:19

SergipePrevidência

Digitalização dos processos geram economia para cofres do Estado

Dentre as ações, estão a digitalização dos processos previdenciários relacionados a concessão de benefícios e o processo de prova de vida dos segurados.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Digitalização dos processos geram economia para cofres do EstadoFoto: Arthuro Paganinne

A administração estadual tem buscado alternativas para dinamizar a máquina pública e gerar bons resultados para o estado. Exemplo disso acontece no SergipePrevidencia, autarquia do Governo responsável pelo gerenciamento do Regime Próprio de Previdência do Estado.

Dentre as ações, estão a digitalização dos processos previdenciários relacionados a concessão de benefícios e o processo de prova de vida dos segurados, além da mudança de espaço físico da sede do órgão, prevista para setembro deste ano. As ações geram saldo positivo e uma economia significativa, identificada através de estudos técnicos requeridos pelo governador Belivaldo Chagas. "Estamos vivendo uma nova era. A era da informatização. A tecnologia chegou para nos apoiar nesta redução de gastos. Afinal, estamos sempre em alerta para, cada vez mais, diminuir as despesas mensais", destaca o diretor-presidente do Sergipeprevidencia, José Roberto de Lima.

No mês de agosto completará um ano do início da digitalização dos processos previdenciários no SergipePrevidência e, de acordo com direção dos órgãos, a economia com a ação já é bastante significativa. “Estamos falando de uma economia de aproximadamente 60% com material, tempo de tramitação dos processos, combustível e contrato. Além de ser um incentivo para preservação do meio ambiente, com a redução do papel, o processo é mais rápido, pois toda a tramitação , seja entre órgãos ou internamente no Instituto, acontece via web”, observa a assessora de Planejamento, Patrícia Santa Bárbara.

 

PROVA DE VIDA
Anualmente, os segurados do SergipePrevidência precisam se dirigir ao setor de atendimento de alguma agência do Banese para fazer a Prova de Vida. O procedimento administrativo obrigatório deve acontecer sempre no mês do aniversário do segurado e objetiva evitar pagamentos indevidos de benefícios, além de atualizar seus dados cadastrais.

Porém, o procedimento administrativo não é a única forma de detectar irregularidades na concessão de benefícios. O órgão conta com uma ouvidoria que recebe denúncias, o que auxilia ainda mais na otimização deste processo.

“O nosso relatório, que vai de outubro de 2018 a abril de 2019, identificou 200 benefícios finalizados por óbito. O que totaliza R$ 884.145,77. Além disso, sete benefícios foram finalizados por não realizar a Prova de Vida, representando um montante de R$ 17.301,53”, ressalta José Roberto de Lima. “Conseguimos um número bastante expressivo por meio dessa ação contínua da prova de vida, gerando economia para Sergipe”, frisa o presidente do órgão.