18/07/2019 as 09:24

Atendimentos

Patrulha Maria da Penha atende vítimas de violência

Até o momento, 18 mulheres foram atendidas e um preso em flagrante.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Patrulha Maria da Penha atende vítimas de violênciaFoto: André Moreira

Dezoito mulheres estão sendo acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha em Aracaju. Selecionadas pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), todas as envolvidas foram vítimas de violência doméstica e estão sob medida protetiva de urgência. O acompanhamento é resultado do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o TJ, realizado pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Até o momento, uma prisão em flagrante foi realizada no dia 17 de julho por descumprimento da ordem judicial.


As 18 mulheres atendidas estão recebendo assistência integral, com visitas periódicas, patrulhamento e disponibilização de acionamento das equipes 24 horas por dia. De acordo com a Semdec, está sendo executado o projeto piloto, e desde a assinatura do convênio em maio, já se passaram dois meses de operacionalização.


Até 20 mulheres em situação de vulnerabilidade poderão ser assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Segundo a Semdec, foram realizadas 182 fiscalizações e uma prisão em flagrante durante esses dois meses de Patrulha.


De acordo com a coordenação do projeto, os casos são oriundos de locais variados, indo da zona Norte a Sul da capital. “Entre os fatores de violência constatados estão as agressões físicas e psicológicas. Há, também, situações relacionadas à ameaça, constrangimento, perseguição e vias de fato. A ação visa inibir a reincidência dos agressores, o que vem sendo constatado pela coordenação, nos casos acompanhados”, explica a assessoria.