18/07/2019 as 13:33

ALERTA DE CHUVAS

Defesa Civil de Aracaju emite alerta sobre chuvas esperadas para as próximas 72h

Mensagem de alerta foi enviada através do Serviço de Alerta por SMS 40199, da Defesa Civil

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Defesa Civil de Aracaju emite alerta sobre chuvas esperadas para as próximas 72hfoto: Jadilson Simões

Uma mensagem foi enviada, nesta manhã, através do Serviço de Alerta por SMS 40199, da Defesa Civil, para informar a população sobre a possibilidade de ventos fortes e chuvas na capital.

O primeiro alerta foi emitido na quarta (17), a partir de aviso de ventos fortes, por parte da Marinha do Brasil. As informações indicam que esses ventos podem chegar na região costeira de Aracaju, com a velocidade em torno de 60km por hora. Já o segundo alerta diz respeito às chuvas esperadas para as próximas 72h.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, o órgão recebeu, nesta quinta, novas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Meteorologia de Sergipe. "Essas informações dão conta de que há previsão de chuvas que podem gerar precipitações de 30mm à 45mm por dia, o que pode resultar em um acumulado de 150mm, entre os dias 19 e 22 deste mês", detalhou.

O coordenador reforça que o alerta foi emitido para que as pessoas, principalmente em áreas de risco, possam redobrar o estado de atenção e observação. Em Aracaju, o serviço de Alerta por SMS 40199 já alcança 18.420 números telefônicos cadastrados e contribui para que a população possa se precaver. "Orientamos que a população esteja atenta a possíveis alterações nas estruturas, inclinação de árvores e postes, movimentação de terra e outras alterações que possam ser observadas. Diante de anormalidades, é importante acionar a Defesa Civil de Aracaju, através do número emergencial 199", orientou.

Cadastro

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e inserir no destinatário o número 40199. O serviço é gratuito. Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região. Após enviar a mensagem o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível cadastrar mais de um CEP.

Caso o cidadão mude de endereço, poderá enviar, também para o número 40199, a mensagem SAIR e, em seguida, poderá cadastrar o novo CEP.