19/07/2019 as 08:32

Frente fria

Meteorologia prevê chuvas para os próximos três dias

Temperaturas mínimas devem ser de 15°C a 17°C na região agreste.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Meteorologia prevê chuvas para os próximos três diasFoto: Jadilson simões/Equipe JC

“Frente fria chegou na manhã desta sexta-feira, 19, em Sergipe”, revela o meteorologista Overland Amaral do Centro de Meteorologia do Estado, ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs). Essa frente fria ocasionará a queda de temperaturas e de chuvas de leve à moderada em todas as regiões de Sergipe.


Segundo o Centro de Meteorologia do Governo do Estado, há previsão de chuva com volume de água que pode ser de 50 mm. “As temperaturas mínimas devem chegar de 15° a 17° no Agreste e Sertão, e na Grande Aracaju devem chegar a 18°. As chuvas serão de leves a moderadas, com intensidade maior na noite e madrugada. No Agreste Central, de domingo a terça-feira as chuvas devem se intensificar, já no Sertão Sergipano as chuvas permanecem de moderadas a leves”, explica.


As temperaturas máximas na capital podem chegar aos 28°. Nas próximas 48 horas a previsão meteorológica alerta também para a possibilidade de ventos fortes na região litorânea da capital.

Alerta por SMS
A Defesa Civil acionou o serviço de alerta por SMS para os usuários. O mecanismo é disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional e abrange informações da Defesa Civil Estadual e Municipal. Para ter acesso aos alertas é necessário realizar o cadastro por meio de mensagem de texto enviada para o número 40199. O serviço é gratuito.


Para fazer o cadastramento e receber os alertas, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e no campo de indicação do destinatário incluir o número 40199. Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região. Após evitar a mensagem, em alguns segundos, o usuário receberá uma mensagem de confirmação. Caso algum dado tenha sido digitado de maneira equivocada, o sistema informará o problema e será possível refazer o cadastro. Será possível cadastrar mais de um CEP.


A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), emitiu, nesta terça-feira (16), um novo aviso de mau tempo para o litoral sergipano. A previsão é de ressaca com ondas de até três metros, entre a noite desta quarta-feira (17) e a manhã da sexta-feira (19).


O alerta também prevê ventos fortes a partir da manhã da quinta-feira (18) até a manhã da sexta-feira (19). E mar forte com ondas entre 3 e 4 metros entre a manhã da quinta-feira (18) e a noite da sexta-feira (19).


Segundo a Marinha, estão sendo divulgados alertas por fonia, em VHF, e encaminhados comunicados às marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo, reiterando a necessidade de precaução durante o período.


Em caso de necessidade, a CPSE pode ser acionada, em qualquer horário, pelo telefone (79) 3711-1646. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados pelo telefone 185, emergências marítimas e fluviais ou ao Salvamar Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio do telefone 0800 2843878.

Por Grecy Andrade/Equipe JC