16/08/2019 as 08:19

OBRA CONCLUÍDA

Teatro Tobias Barreto deve ser reinaugurado neste mês

A previsão é para o dia 23.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Teatro Tobias Barreto  deve ser reinaugurado neste mêsFoto: André Moreira/Arquivo JC

Fechado em outubro de 2018 para reforma, o Teatro Tobias Barreto está com a obra concluída e deverá ser reinaugurado ainda no final do mês de agosto. A previsão é para o dia 23. A presidência das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), responsável pela reforma, visitou o teatro e anunciou a conclusão da obra na tarde de ontem, 15.


A reforma do Tobias Barreto foi resultado de uma parceria do governo do Estado de Sergipe com a Celse, para modernizar, melhorar a acessibilidade e o conforto ao público do principal palco de eventos de Sergipe. Com previsão para reabertura da casa ainda no final desse mês, a obra sofreu um atraso de cerca de três meses, já que a previsão da conclusão era para maio desse ano.


A parceria entre Celse e Governo de Sergipe ocorreu por meio de um Protocolo de Intenções, com vigência de cinco anos, orçado em R$ 15 milhões destinados às reformas do TTB e da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Arquivo Público de Sergipe, reinaugurado em janeiro deste ano.


Ainda em janeiro de 2019, a obra do Teatro estava 60% concluída. A primeira grande reforma realizada no espaço, desde 2002, quando foi inaugurado. Segundo a Celse, todas as poltronas seriam trocadas, além da substituição do carpete, revisão do sistema de ar-condicionado, além da revisão nas instalações internas, banheiros, e melhorias na iluminação e a acústica do espaço.


O TTB possui um sistema de iluminação sofisticado, controlado por mesa computadorizada, 1.328 poltronas, divididas entre plateia e mezanino, 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma para ensaio de orquestra e uma para ballet, além de espaço para exposições, pequenas recepções, oficinas de teatro, estacionamento e área livre.