10/09/2019 as 10:39

TRANSTORNO

Contrato para biometria no Detran vence e serviço é paralisado

Segundo o Detran, a previsão é de que o sistema se normalize ainda nesta terça-feira


Desde ontem, 9, alguns serviços que necessitam do sistema biométrico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão suspensos, a exemplo da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O motivo denota falta de planejamento por parte da autarquia estadual. O contrato com a empresa responsável pela biometria venceu no último domingo, dia 8, e um contrato emergencial foi assinado até que seja finalizado o processo licitatório para a contratação da nova prestadora do serviço.

Essa foi a versão oficial do Detran, que contrapõe a de alguns funcionários que afirmam que o motivo para a suspensão do serviço foi a falta de pagamento à empresa contratada. Segundo eles, já são quatro meses sem pagamento. “O Detran coloca no site que o problema é do sistema, mas, na verdade, trata-se de falta de pagamento mesmo”, afirma o funcionário.


Enquanto isso, o usuário que possuía agendamento para esses dois dias (segunda e terça-feira), para o serviço de emissão de habilitação, acabou prejudicado.

Segundo a assessoria do Detran, por conta disso, houve necessidade de adequação do sistema, o que ocasionou suspensão de alguns serviços que utilizam a coleta biométrica, a exemplo da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outros procedimentos que envolvem a biometria, como exames médicos e psicológicos, não foram afetados.

Ainda de acordo com órgão, a previsão é que o sistema se normalize ainda nesta terça-feira.

 

 

| Reportagem: Diego Rios

||Foto: Divulgação