10/09/2019 as 15:35

POPULAÇÃO RECLAMA

Parque da Sementeira apresenta problemas estruturais

Usuários reclamam dos desníveis na pista de corrida, da falta de estrutura nos banheiros e iluminação. O Prefeito Edvaldo Nogueira já informou que uma ampla reforma do parque deverá acontecer em breve


Partes do muro que cerca o Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira, estão apresentando sinais de deterioração. Em alguns trechos, é possível observar o cercado de ferro solto da parede de alvenaria. Sem contar a estrutura metálica completamente enferrujada. Esse é apenas um dos problemas relatados pelos frequentadores do parque, que acreditam ser necessária uma reforma no local.

Usuários assíduos revelam que, vira e mexe, os banheiros estão sem iluminação, com fechaduras quebradas e até mesmo, com problemas na descarga. Além disso, a falta de nivelamento na pista para quem corre, pedala, patina ou simplesmente caminha, também é um incômodo aos visitantes esportistas.

“Temos a sensação que a pista não é nivelada. Como dividimos o espaço com ciclistas, pessoas que vão para patinar, ou até quem está apenas caminhando, corremos o risco de nos envolvermos em algum tipo de acidente, porque além de irregular, a pista é estreita. Para quem corre, o risco de se lesionar treinando no parque da sementeira, é maior, justamente por causa da falta de nivelamento, porque quando vai pisar para desviar, pode ter um problema”, conta a atleta Andreza Mota.

Ainda conforme Andreza, o principal transtorno enfrentado durante os treinos de corrida no Parque da Sementeira, seu deu com relação aos banheiros. “Por vezes estava sem iluminação, ou com a fechadura danificada, ou o próprio vaso sanitário sem tampa e sem descarga”, conta.

Na opinião da corredora Tatiana Lima, o Parque da Sementeira merece mais atenção. Segundo ela, além dos desníveis da pista, a iluminação do local é precária em alguns trechos, o que acaba passando insegurança no período noturno.

“Na portaria dos fundos quase não tem iluminação. Na entrada principal do parque tem uma boa iluminação, mas, nos fundos é muito precária. À noite a gente se sente um pouco inseguro de passar por algumas partes. Eu acho que o parque poderia ser mais cuidado”, acredita a aracajuana.

Já na visão da autônoma Manuela Quireza, por se tratar de um espaço público utilizado não somente para a prática de esporte, mas, também de lazer, o Parque da Sementeira deveria ser mais explorado na realização de eventos.  

 “Ele é um dos pontos turísticos mais bem centralizado, então, poderia ser mais utilizado para eventos culturais. É um lugar voltado para vários públicos, famílias, turistas, atletas, então merece uma maior atenção. Além de passar por uma reforma, deveria ter mais feiras e eventos no geral, com uma programação constante. Isso iria movimentar mais o lugar, e estaria dando incentivo à cultura. Como eu trabalho com turismo, eu sei que o turista que visita Aracaju quer entretenimento. E eles adoram eventos culturais”, disse.

De acordo com a Empresa Municipal de Serviços de Urbanização (Emsurb), o Parque da Sementeira passa por reparos de manutenção constantemente. Inclusive, a pouco tempo foi realizada manutenção nos oito quiosques do parque, além de reparos na parte elétrica, com reposição de lâmpadas, tomadas, e também nos piso e pontos danificados nos bancos e mesas de alvenaria. Os telhados também serão reformados e ao final dos serviços, os quiosques serão pintados. A Emsurb ressalta ainda que lâmpadas, torneiras, fechaduras, tampa de vasos sanitários, descarga e até placas de identificação são repostas com constância.  

“Recentemente, o parque infantil também recebeu melhorias. No ano passado, a coordenação do parque realizou a reposição das lâmpadas, revisão da rede elétrica, substituição de portas e demais acessórios sanitários dos três módulos de banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência física. Além disso, outras demandas, como a troca das lâmpadas dos postes de concreto e galvanizados da área interna do parque, foram atendidas tão logo detectadas pelos funcionários que trabalham na manutenção do local. A iniciativa trouxe mais segurança para os que transitam pelo local no período da noite”, informa a Emsurb.

Os demais serviços, como recuperação do cercado, deverão ser realizados em ampla reforma, segundo informou o prefeito Edvaldo Nogueira durante coletiva com a imprensa que tratou sobre os recursos do BID, no início desse mês. Conforme anunciou o gestor, o Parque da Sementeira passará por uma revitalização completa, muito em breve.

|| Fotos: André Moreira