12/09/2019 as 14:30

LIRAa 2019

Cai número de municípios com alto risco de infestação de dengue em SE

Passou de 26 para 10, o número de cidades classificadas como alto risco de infestação do Aedes Aegypti em Sergipe, conforme aponta o LIRAa 2019.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os resultados do quinto levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) 2019, realizado de 2 a 6 de setembro pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram divulgados nesta última quarta-feira, 11, e os números mostram queda na quantidade de municípios sergipanos com alto risco de infestação, passando de 26 cidades no LIRAa anterior, para 10 no momento.

Dos 75 municípios do Estado de Sergipe, 17 estão com risco baixo, 48 com risco médio e 10 em alto risco. O LIRAa é feito a partir da coleta de larvas que permite a identificação de criadouros predominantes e a situação de infestação de cada localidade.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, as ações de combate ao Aedes Aegypti devem permanecer. “É um trabalho contínuo dos agentes e a participação efetiva da população. Esses 10 municípios apontados pelo LIRAa como alto risco serão visitados pela Brigada Itinerante para intensificação das ações de controle. Não dá para vacilar, mesmo os municípios que apresentaram redução nos índices, devem implementar as ações”, disse Mércia.

Capela, Itabaiana, Japoatã, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Salgado, Simão Dias e Tomar do Geru, são os 10 municípios classificados como alto risco de infestação. Enquanto São Domingos e General Maynard, que estavam com alto risco, passaram para baixo risco, e os outros 14 se encontram com risco médio,

 “A atuação da Brigada, as estratégias utilizadas em cada município, surtiram esse efeito. A prioridade era atuar nos municípios com alto índice, que era o elenco de 26, nós atuamos até agora em 22, e desses municípios que tiveram a atuação da Brigada conjuntamente, 17 reduziram os índices de infestação. É uma estratégia positiva com reflexo em curto tempo”, comentou a diretora.

 

 |Fonte: Secretaria de Estado da Saúde 

||Foto: André Moreira