13/09/2019 as 09:24

Dados

Dengue: LIRAa de 2019 aponta índice de 4,6% em Aracaju

Os dados divulgados apresentaram ainda que 54,8% dos casos de dengue notificados na capital são em menores de 14 anos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Aracaju divulgou, nessa sexta-feira (13), o quinto Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2019. Os dados foram coletados entre os meses de julho e setembro, onde o índice de infestação predial apresentando em julho foi de 2,6% e em setembro de 1,4%, o que representa uma queda de 46%.

Durante a coletiva, que contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, o prefeito Edvaldo Nogueira disse estar satisfeito com os resultados e parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “A guerra contra a dengue é continua, estamos trabalhando duro e realizando ações para combater a doença e ainda temos muito a fazer. A campanha continua do mesmo jeito, com a mesma quantidade de pessoas envolvidas, mutirões semanais, visitas diurnas, noturnas, com monitoramento de terrenos privados, com tudo. Estou muito feliz com o trabalho dos órgãos municipais, dos nossos 180 agentes de endemias, mas volto a dizer: não vamos baixar a guarda”, assegurou”, comentou Edvaldo Nogueira.

Os Agentes de Combate a Endemias da Prefeitura de Aracaju vistoriaram 10.994 imóveis, deste 18 bairros com baixo risco (42%), 25 bairros com médio risco (56%) e nenhum bairro da capital sergipana apresentou alto risco. Alguns bairros têem índices considerados como: Palestina, Pereira Lobo e Cidade Nova. Diferentemente do levantamento anterior, todas as regiões cujo o Índice Predial era superior a 4, apresentam redução. Foi o caso dos bairros Olaria (era 7,2; agora é 0,2), José Conrado de Araújo (era 7,2; agora está em 1,4), Industrial (caiu de 7 para 3,2), Santo Antônio (de 7 para 3,3) e Dom Luciano (de 4,1 para 2). Ou seja, não há mais na capital nenhuma localidade com alto risco, o que comprova a eficácia das ações de intensificação, que contaram com mutirões semanais e visitas noturnas alcançando mais de 10 mil imóveis.

Os dados divulgados apresentaram ainda que 54,8% dos casos de dengue notificados na capital são em menores de 14 anos. Crianças entre 5 e 9 anos são vítimas da dengue. Somente esse ano 2.416 casos foram notificados, 1.012 confirmados e 4 óbitos registrados. O prefeito garantiu que o trabalho será feito diariamente, de forma intensa, com os agentes nas ruas, com a Brigada Noturna, com os mutirões semanais nos bairros, e contando com o apoio de outras secretarias. O objetivo da prefeitura de Aracaju é eliminar os criadouros domiciliares do mosquito para que os casos diminuam em 2020.