20/09/2019 as 11:02

Meio Ambiente

Conduta Consciente arrecadou 30 toneladas de resíduos seco e eletrônico

Programa ambiental realiza iniciativas em parceria com a comunidade acadêmica, instituições além de cooperativas de reciclagem.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos. A cada dia, o nosso ambinete está sendo mal cuidado, mas alguma atitudes podem mudar a realidade. Ao longo da existência humana, muitos dos recursos naturais foram sendo degradados. Isso ocorreu por meio da queima de combustíveis fósseis; descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas. O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.

Pensando nisso, em 2009, a professora Luciana Rodrigues idealizou o Programa de Meio Ambiente da Universidade Tiradentes, Conduta Consciente, que completou 10 anos, no último dia 19. Ela coordena o programa de desenvolvimento sustentável, com inúmeras ações e parcerias que impactam positivamente no Meio Ambiente. Segundo ela, o programa tem o objetivo a mudança de comportamento nas ações dos colaboradores, professores, alunos e parceiros da instituição em busca do desenvolvimento sustentável. “Começamos instalando as caixas coletoras e containers, aplicamos sinalização pelo campus, e temos proporcionado capacitações educativas para a comunidade acadêmica. Nossa ideia é agregar cada vez mais pessoas ao programada. Precisamos que compreendam a importância de somar esforços em prol do futuro do planeta”, considera a coordenadora do programa Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues.

Coleta

A primeira atividade do Conduta Consciente foi a coleta seletiva e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – CARE – é parceira desde então. Atualmente, a cooperativa Reviravolta também recebe resíduos secos arrecadados na Unit. Já os eletroeletrônicos descartados são encaminhados para a empresa ECO T.I. Logística Reversa, que realiza a gestão de resíduos de forma eficiente e sustentável.

De acordo com a coordenadora, Conduta Consciente é único programa de Instituição de Ensino Superior do Norte-Nordeste a ter sede própria em seu campus. “Somos o único a ter estrutura constituída no campus universitário, de onde saem ações efetivas relacionadas a sustentabilidade da nossa região, envolvendo estudantes e colaboradores, além da comunidade do entorno”, conta Luciana.

Para se ter ideia, mais de 30 toneladas de resíduos seco e eletrônico foram arrecadadas em 2018. Todo material é encaminhado para cooperativas. Ainda de acordo com a coordenadora, durante todo ano são realizadas ações de conscientização. No próximo domingo (22), o programa está no Projeto Praia Limpa 2019.  Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju, ralizará, neste domingo, dia 22, na região dos Arcos da Orla de Atalaia e da Cinelândia, das 8h às 13h, mais uma edição do programa Praia Limpa. A ação objetiva alertar quanto aos problemas pelo descarte de resíduos na praia e estimular a adoção de práticas de conservação do meio ambiente, em especial da vida marinha.