16/10/2019 as 18:06

MLB EM SERGIPE

Movimento social organiza creche comunitária em bairros carentes de Aracaju

O movimento pede a colaboração da população com a doação de lápis de cor, massinha, papel e demais materiais para a realização das creches

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) está organizando creches comunitárias em regiões carentes da capital sergipana. O movimento que luta por moradia e reforma urbana vem se enraizando em Sergipe há alguns meses, e diante do grande número de mães ativas na luta, percebeu-se a necessidade de criar creches paralelas às reuniões, pois as mulheres não tinham com quem deixar as crianças. Foi a partir de então que o MLB decidiu organizar creches comunitárias para ajudar essas mulheres, colaborando não só para o desenvolvimento delas, mas, também das crianças.

De acordo com a coordenadora nacional do MLB em Sergipe, Allana do Nascimento Santos, 90% do movimento é composto por mulheres, por isso uma das maiores lutas do MLB é por creche nas comunidades carentes.

“As mães precisam trabalhar e as crianças precisam se desenvolver. Então, para que essa mulher não fique presa no mundo doméstico, nós realizamos as creches no intuito de fazer com que ela não deixe nem de trabalhar, nem de comparecer às reuniões do movimento para lutar por moradia”, explica Allana.

O MLB conta o apoio do Movimento de Mulheres Olga Benário, que atua em todo o país. Segundo Allana, a união dos movimentos fomenta a luta por moradia e também pelos direitos da mulher.

“Além de travarmos a pauta da creche, também lutamos contra a violência doméstica. O Movimento Olga Benário é o único na América Latina que faz ocupações só de mulheres. Nós pegamos um prédio da União e lutamos para que ali se transforme numa casa abrigo. O MLB também trava essa luta, porque muitas mulheres que se cadastram para lutar por moradia, sofrem violência doméstica. Quando elas prestam queixa da violência, se for voltar para casa corre risco de vida. Por isso a importância de uma casa abrigo”, ressalta a coordenadora.

Segundo Allana, o MLB já existe há 20 anos no Brasil e chegou há poucos meses em Sergipe, contudo, já está com uma grande força no Estado. Existem ocupações no município da Barra dos Coqueiros, inclusive uma delas com 10 anos de existência. Além de núcleos enraizados em São Cristóvão e Aracaju, nos bairros Santos Dumont e América. São nesses locais que, segundo Allana, as mães encontram dificuldades para deixar os filhos em creches.

O Movimento pede a colaboração da população com a doação de lápis de cor, massinha, papel e etc, para a realização das creches comunitárias. Quem tiver interesse em realizar doações, pode entrar em contato pelo número (79) 9 9142-3287.