17/10/2019 as 08:19

Direitos

Comissão isenta maiores de 60 anos da taxa para renovação da CNH

Apesar de estar em vigor, muitos idosos ainda não sabem que estão isentos do pagamento da taxa de arrecadação (DUDA) para renovar a carteira de habilitação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou o Projeto de Lei 3552/19, que concede aos maiores de 60 anos de idade a isenção da taxa de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Norma Ayub (DEM-ES), ao projeto original do deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) e um apensado, que tramitam na Câmara dos Deputados. “É fundamental a mudança, uma vez que os idosos merecem tratamento digno e total amparo, seja pela sociedade em geral, seja pelo estado”, disse a relatora. Ela fez ajuste no texto, que insere dispositivo no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Apesar de estar em vigor, muitos idosos ainda não sabem que estão isentos do pagamento da taxa de arrecadação (DUDA) para renovar a carteira de habilitação.

Desconhecendo essa informação, ao acessar o site do Detran para agendar a renovação da carteira de habilitação, as pessoas são direcionadas ao site a um banco para efetuar o pagamento do DUDA. Ocorre que, em alguns casos, o site não alerta sobre a isenção para maiores de 60 anos, permitindo a geração do boleto para posterior pagamento.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

No dia do atendimento, basta levar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do documento de identificação com foto e assinatura;

  • Comprovante de residência;

  • Original e cópia do documento de comprovação de endereço de trabalho (opcional, para definir região do exame).

Os idosos com idade igual ou superior a 60 anos não precisarão apresentar o DUDA pago, uma vez que são isentos da tributação.