17/10/2019 as 11:48

Zona de Expansão

Defesa Civil de Aracaju detalha simulado do Plano de Evacuação

Em um caso de emergência, cerca de oito mil pessoas residem no raio de impacto na localidade e, de acordo com o major Silvio Prado, cerca de 400 confirmaram participação no simulado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No próximo sábado, dia 19, acontecerá o exercício parcial de simulado de campo do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC) da Zona de Expansão. Para melhor esclarecer a logística do evento coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil Municipal, uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 17, detalhou as principais questões que envolvem a simulação.

A apresentação foi realizada pelo coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, que, primeiramente, explicou a razão pela qual se faz necessária a realização de um simulado na Zona de Expansão, região em que estão instaladas a Nacional Gás e a Petrobras, ou seja, local avaliado como uma área de risco potencial pela existência de grande acúmulo de material inflamável que, em situação de emergência, levaria a um grande impacto.

“Por isso, desde que assumimos a gestão da Defesa Civil, decidimos dar maior celeridade e eficiência às ações voltadas para um possível sinistro na localidade, portanto, a população precisa estar devidamente preparada, afinal, ela é parte essencial na situação”, destacou o major.

Em um caso de emergência, cerca de oito mil pessoas residem no raio de impacto na localidade e, de acordo com o major Silvio Prado, cerca de 400 confirmaram participação no simulado.

“Precisamos de, pelo menos, um representante por família participando do simulado. Cada representante recebeu uma bandeirinha com o número de pessoas que moram em sua residência e, no sábado, durante esse exercício, ele deverá chegar até o ponto de encontro com essa bandeira. Durante o simulado, teremos agentes por todo o trajeto prestando auxílio”, afirmou.

Além da Defesa Civil de Aracaju, participarão do simulado a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), representante da Polícia Militar de Sergipe; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Corpo de Bombeiros; Defesa Civil Estadual; Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC); núcleos e associações comunitárias, como o NUDEC PEC, Nudec Zona de Expansão e Combaze; além dos representantes das empresas Petrobras e Nacional Gás.

Alterações no trânsito

No sábado (19), quatro vias serão bloqueadas para o tráfego de veículos, entre às 15h e 16h: a avenida Silvério Leite Fontes, a rua Abaís, a rua Fábio José de Cardoso Dantas e a travessa M. Machado (loteamento Diana), que correspondem à área de abrangência das rotas de fuga 1 e 2 (conjunto Beira Mar I e II, condomínios Parque Marine e Santa Felicidade, conjunto União e loteamento Diana.

“Como parte do simulado, às 14h30, a Petrobras soará o alarme de emergência. Isso não quer dizer que as pessoas devem sair do local. Esse primeiro alarme quer dizer que uma situação de emergência ocorreu e que estão tentando conter os efeitos. Já às 15h, a empresa soará o alarme de evacuação que, justamente, é o que as pessoas devem sair de suas casas. Prestar atenção nesses detalhes faz parte do treinamento no dia e, claro, se estamos fazendo isso é para preparar a população para uma situação real, portanto, todo cuidado é necessário”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Para melhor orientar os moradores, além dos agentes espalhados pela região, placas de sinalização também serão distribuídas por todo o trajeto para auxiliar na chegada até o ponto de encontro, que estará instalado devidamente a uma distância de um quilômetro do raio de impacto.