18/11/2019 as 11:17

Oportunidade

Mutirão Limpa Nome espera receber 3 mil pessoas até sexta-feira, 22

Mutirão acontece no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Unit, localizado à rua Lagarto, 264, Centro de Aracaju, das 8 às 16 horas. Os interessados devem levar carteira de identidade e CPF

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Inicia nesta segunda-feira, 18, e vai até a sexta-feira, 22, mais uma edição do Mutirão Limpa Nome – Contas em Dia, para aquelas pessoas que desejam aproveitar as boas oportunidades e opções de renegociação para quitar os seus débitos e limpar o seu nome junto aos credores.

A iniciativa é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Tiradentes (Unit).

Para a juíza Maria Luíza Mendonça, coordenadora do Núcleo do TJ/SE, com o recebimento do décimo terceiro salário, muitas pessoas aproveitam para quitar dívidas e o mutirão auxilia nesse processo.

“Já estamos realizando há alguns anos. Uma vez ao ano a gente faz um grande mutirão. Mas, ao longo dos anos fazemos mutirões específicos. A expectativa é de atender entre 2,5 mil e 3 mil pessoas. É uma grande oportunidade para a população, que chega ao fim do ano e quer quitar suas dívidas aproveitando o décimo terceiro salário. É um trabalho preventivo e que evita o ajuizamento de ações no Judiciário”, explica a juíza.

Quem aproveitou a oportunidade foi a diarista Maria José da Silva. Ela disse que ficou sem condições de quitar um débito junto à uma operadora de cartão de crédito e resolveu, com o mutirão, fazer um acordo.

“Eu comprei muito e quando vi, o valor para pagar era mais do que eu recebia. Preferi não pagar para comprar comida para dentro de casa. Mas, agora vim fazer o parcelamento. É tão triste ter o nome sujo e não poder fazer nada”, diz a diarista.

Estão e atendimento no mutirão, as seguintes instituições: Banese, Banese Card, Deso, Energisa, Cartão Cencosud (G.Barbosa), Sergipe Administradora de Cartões e Serviços (Seac) e CDL Aracaju, que fará consulta ao SPC de forma gratuita.

Além das empresas e do Judiciário, uma equipe do curso de Ciências Contábeis da Unit também realiza uma consultoria financeira para o público. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Tiradentes, Flávia Carla Gonçalves, muitas pessoas não têm noção dos seus débitos e a orientação vai ajuda-las bastante.

“Os alunos de Ciências Contábeis estão ajudando as pessoas que querem quitar suas dívidas, a também fazerem um planejamento financeiro. Para quitarem suas dívidas e não reincidirem. A gente senta com eles, eles anotam o que devem, quanto ganham, até mesmo para verificarem se irão poder fazer uma nova parcela de outro débito. Muitos dos que vêm aqui não tem noção do que devem e do quanto ganham”, afirma Flávia.

Servidores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJSE fazem o acompanhamento de todas as atividades. Alunos do curso de Direito da Unit também estão disponíveis para orientação jurídica.

O mutirão acontece no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Unit, localizado à rua Lagarto, 264, Centro de Aracaju, das 8 às 16 horas. Os interessados devem levar carteira de identidade e CPF.