02/12/2019 as 10:19

ABANDONO

Orla da Atalaia é alvo de vandalismo

Ela chegou a ser considerada uma das mais bonitas do Brasil. Porém, o cenário já não é mais o mesmo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Orla da Atalaia é um dos principais pontos turísticos da cidade de Aracaju e cartão postal do Estado de Sergipe. Já foi considerada a mais bonita do Brasil, inclusive. No entanto, desde o início do ano que o JORNAL DA CIDADE tem acompanhado a situação atual do local, por meio de denúncias de usuários, onde provam que o cenário já não é mais o mesmo.

A cada matéria publicada a situação encontrada é praticamente a mesma: bancos quebrados, quadras de esporte vandalizadas e com os alambrados arrancados; pista de corrida danificada e fios soltos são alguns dos problemas encontrados no local.

De acordo com um dos usuários do espaço de lazer, que preferiu não se identificar, a situação dos alambrados das quadras é uma constante. “Sempre está assim, acredito que seja ato de vandalismo, pois sempre há conserto e, logo em seguida, a proteção aparece destruída, uma pena”, lamentou.

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), o governo destina R$ 180 mil reais por mês para manutenção da urbanização, reparos na iluminação e paisagismo da Orla da Atalaia. “O custo básico é utilizado em conserto dos locais destruídos por atos de vandalismo, como os bancos que são quebrados, pichados, portas de banheiros arrancadas, que, infelizmente são diariamente vandalizados”, disse a Sedurb.

A assessoria da Sedurb reforça que são realizadas manutenções nos bancos, lixeiras, pintura geral – por conta de pichações em toda a extensão da Orla -, além de substituição de lâmpadas, refletores e fiação. “Há manutenção constante e uma vigilância de fiscalização é feita para verificar as avarias e, quando encontrada, o reparo é feito”.

 

 

 

 

| Reportagem: Grecy Andrade

|| Fotos: André Moreira