12/12/2019 as 14:58

EM FASE DE TESTES

Semáforos inteligentes continuam sem funcionar

A previsão é que até o fim deste mês todos estejam funcionando

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Se você presta atenção nas ruas já deve ter visto uns semáforos desligados junto com os tradicionais. De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o novo sistema, conhecido como semáforos inteligentes, ainda está em fase de testes. 

O sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos. Para acontecer a otimização, câmeras são instaladas nos braços da estrutura da sinalização e quando um carro é detectado pela câmera, o equipamento automaticamente aciona o semáforo. Assim, a via que estava com o sinal verde na maior parte do tempo, tem o semáforo alterado para a cor amarela, e depois para o vermelho, liberando a outra via que está com veículos.

Uma central de monitoramento instalada na SMTT permitirá que a programação e o sincronismo dos semáforos sejam alterados em tempo real por conta das mudanças no fluxo de veículos, priorizando a passagem do transporte público. 

A previsão é que até o fim deste mês todos estejam funcionando. "Está dentro do prazo porque a parte de obra civil já foi concluída. Agora, os equipamentos estão em testes, na maioria das vezes os testes estão sendo feitos à noite para não atrapalhar o trânsito", afirma a assessoria de Comunicação do órgão.

 

|Fonte: SMTT
||Foto: Jadilson Simões