20/01/2020 as 10:15

Verão

Fluxo de turistas deve crescer neste período

A especialista aponta para iniciativas que dão um novo olhar ao turismo sergipano e ajudam no processo de modernização do destino Sergipe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Turismo de Sergipe (Setur) apontou que mais da metade das pessoas que visitam o Estado buscam férias, lazer e diversão. Além disso, cerca de 60% declararam que a imagem tida do Estado melhorou após a visita e 98% deles afirmaram que recomendaria o destino a parentes e amigos. 


É fato que Sergipe está dando passos largos para ampliar o número de visitante e se fincar de vez na rota dos destinos mais procurados do Nordeste. Para tanto, o Estado tem melhorado a sua infraestrutura em torno dos seus principais cartões-postais.

Com destinos cada vez mais atrativos e alguns outros recém explorados, as pessoas que trabalham diretamente com o turismo são só elogios, como é o caso do guia de Turismo Werllen Moura, conhecido como “Well”.

“O Estado de Sergipe está sim preparado para receber turistas. Eu viajo sempre daqui de Aracaju para outros estados e tenho acompanhado a evolução. Posso dizer, sem medo de errar, que Sergipe se encontra preparado para receber o turista. Recentemente tivemos uma obra na Croa do Goré que contou com píer para embarcações atracarem, placa de sinalização dos turistas, o Cânion de Xingó temos toda uma estrutura de operacionalização para embarque e desembarque, alimentação, estamos preparados. O melhor de tudo é que a gente nota uma constante evolução no sentido de atendê-los”, afirma Well.


Quem também faz a sua análise é a jornalista de Turismo e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Sergipe), Shis Vitória. Segundo ela, o pensar do turismo tem sido algo contínuo e não deve esbarrar na troca de gestão.
“É super importante um Estado possuir um trabalho de políticas públicas voltado para o turismo, pois independente das gestões as diretrizes terão continuidade, ou seja, quem tiver à frente da pasta terá como base um planejamento que foi construído por várias mãos. Desde uma equipe técnica que compõe a secretaria, como também atores que diariamente trabalham na área e, claro, o trade turístico tem um papel de suma importância neste processo”, ressalta Shis.

A especialista aponta para iniciativas que dão um novo olhar ao turismo sergipano e ajudam no processo de modernização do destino Sergipe.


“O Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), é um bom exemplo. O documento aborda critérios, compromissos e recomendações observadas pelos municípios que integraram o Novo Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa, com edição de 2019/2021, baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. Outro exemplo são as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe, boa parte dos projetos e ações foram em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Orla de Canindé, a reforma da Orlinha Pôr do Sol e a construção do atracadouro da Ilha Mem de Sá, regulamentações do gerenciamento costeiro, diversas ações de promoção do destino, foram algumas das execuções realizadas por meio deste programa”, enfatiza Shis.


E este mês, até o fim de fevereiro, Sergipe deve receber um maior número de visitantes, para a alegria do guia Well. “A expectativa para os meses de janeiro e fevereiro, até mais precisamente o Carnaval, é sempre das melhores, visto que estamos na estação do Verão e muitos turistas buscam a nossa região justamente por esse clima de praia, sol e turismo náutico de um modo geral. Então, a expectativa é sempre muito positiva”, avalia o guia.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Turismo, apresentou os atrativos do Estado nas principais feiras de turismo, como a 23ª Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto; a 47ª Abav – Expo Internacional de Turismo 2019, em São Paulo; a 9ª Edição da JPA Travel Market, na cidade de João Pessoa; e a Festuris, em Gramado-RS. Além disso, foi realizada uma parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih), que assinaram um convênio com a operadora de viagens CVC para aumentar o fluxo de turistas no Estado.

Além disso, o governo também realizou ações de divulgação em shoppings de grandes capitais, por meio do Projeto Venha Sentir Sergipe, com exposição dos atrativos em estandes de Sergipe em Salvador, Brasília e São Paulo.

Dentre os principais pontos turísticos estão a Crôa do Goré; Canyon de Xingó; Foz do Rio São Francisco; as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras; a Praia do Saco, em Estância, com suas águas calmas e mornas; o Parque dos Falcões, além do Centro de Aracaju, com os seus mercados municipais.