21/01/2020 as 16:04

ARBOVIROSES

14 municípios de SE estão com incidência de dengue muito alta

Em 2020 já foram registrados 40 casos suspeitos de dengue e 12 confirmações

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apesar de Sergipe está em uma situação de média incidência de dengue em termos gerais, há 14 municípios com incidência muito alta, outros 11 com alta, 26 com média e 24 com baixa incidência. Por todo Estado há registro de casos de dengue, e há quatro cidades específicas com alto risco de surto da doença: Nossa Senhora da Glória, Salgado, Simão Dias e Siriri.

Esse foi o resultado do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2020, realizado no período de seis a 10 do mês de janeiro, em todos os 75 municípios sergipanos.

“Em janeiro de 2019 tivemos cinco municípios de alto risco de surto de dengue, número que caiu para quatro este ano. Destes quatro, dois (Salgado e Simão Dias) estavam na mesma situação no LIRAa de 2019. Em relação ao baixo risco eram 30 e agora caiu para 28, elevando o quantitativo daqueles que se enquadram no médio risco, que saiu de 41 para 43 municípios”, disse Mércia Feitosa.

A taxa registrada de dengue em Sergipe foi de 276.8 casos por cada 100 mil habitantes. Contudo, a diretora de Vigilância de Saúde, Mércia Feitosa, salienta que há cidades que chegaram a ultrapassar a casa dos mil casos por 100 mil habitantes.

Sergipe registrou também 741 notificações em 43 municípios de chikungunya em 2019, o que corresponde a um aumento de 780% na comparação com 2018, quando foram notificados 95 ocorrências. Este ano já foram contabilizados cinco casos da doença, com uma confirmação. Já em relação ao zika vírus, foram informados 54 casos suspeitos em 16 municípios, diferente do ano de 2018, que teve registro de 11 casos prováveis em sete municípios. Em 2020, até o momento, nenhum caso foi notificado.  

 De acordo com Mércia Feitosa, o objetivo do governo do Estado é controlar a infestação do vetor e para isso foram adotadas algumas medidas: a estratégia Brigada Itinerante será mantida neste ano de 200, tendo inclusive retomado os trabalhos de campo; capacitação dos agentes de endemias, começando pelos municípios que estão em alto risco de surto, mas com a perspectiva de alcançar a todos, bem como reuniões com os gestores da área da saúde e suas equipes para discutir a situação epidemiológica dos territórios e fomentar a intensificação do combate

|Com informações da Secretaria Estadual de Saúde 

||Foto: André Moreira