21/01/2020 as 16:25

PREVENÇÃO

Mais de 2 milhões de preservativos foram distribuídos em 2019

Eventos de grande porte como Rasgadinho, Forró Caju, foram alguns dos que receberam ações do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissível (IST)/Aids e Hepatites Virais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A partir da atuação do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju distribuiu 1.903.255 preservativos masculinos, 39.995 preservativos femininos, 424.080 unidades de gel lubrificante e realizou mais de 34 mil testes rápidos realizados.

Esses dados compõem o balanço das ações anuais do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais, em 2019, que garantiu a toda a população aracajuana insumos de prevenção.

No total, foram desempenhadas cinco grandes campanhas, três de testagem de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e duas de prevenção realizadas no Carnaval e no período junino.

“Uma das primeiras ações foi no Carnaval, durante o festejo do Rasgadinho, onde distribuímos os insumos de prevenção. Depois fizemos o Forró Caju, sempre com o objetivo de lembrar aos foliões que o período é de alegria, mas que também devemos manter o cuidado para evitar infecções sexualmente transmissíveis”, pontua a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids da SMS, Débora Oliveira.

Prevenção


Ainda de acordo com Débora, outro destaque do ano passado foram as ações do Previna Móvel, que permitiram a ampliação da oferta de e realização de testes rápidos. “Aumentamos o diagnóstico precoce em toda rede de atenção à saúde e realizamos mais atividades junto às empresas. Também fizemos a atualização dos protocolos clínicos e das diretrizes terapêuticas, em relação a Aids, sífilis e hepatites”, explica.

Ao longo de 2019, também foram promovidas diversas ações com temas ligados à diversidade sexual, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), formando assim multiplicadores de informação. “Ações como o Protagonismo Juvenil em oito escolas, 24 Oficinas de Sexualidade e o Minuto de Prevenção nas Unidades de Saúde, totalizando 12.778 testes-rápidos. E também apoiamos intensamente as ações da Parada LGBT realizada na Orla”, ressalta Débora.

Novidades


O município ainda implementou mais uma estratégia de prevenção da Aids. A partir de estudo realizado em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a oferta, em 2019, da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), resultado de uma parceria com o Hospital Universitário (HU), onde está sendo disponibilizado um ambulatório e uma Unidade Dispensadora de Medicamentos como prevenção.

“Já temos mais de 60 usuários cadastrados. Recebemos do Ministério da Saúde medicamentos, insumos laboratoriais e de prevenção, e tudo que faz parte da PrEP repassamos para o HU, que tem porta aberta para o procedimento. Entretanto é necessário enfatizar que esta estratégia não é para todos, o objetivo é alcançar grupos pré determinados pelo governo federal: homens que fazem sexo com homens [HSH], travestis e transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiferentes, quando um paciente HIV convive com outro que não é”, complementa Débora.

Neste ano, o programa buscará implementar a estratégia de prevenção, descentralizando para algumas UBS (uma por região de saúde) e o serviço especializado, conseguindo atender as populações que ainda não foram alcançadas.

SAE


O Programa IST/Aids e Hepatites Virais também dispõe de um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) às pessoas vivendo com HIV/Aids e um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vinculado à Rede de Atenção Especializada, porta aberta, composta de equipe multidisciplinar com médico infectologista, infectologista pediátrico, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, psicólogo, nutricionista e odontologista.

“Os profissionais atuam no monitoramento, prevenção, diagnóstico e assistência, promovendo os direitos humanos às pessoas vivendo com HIV/Aids e contribuindo efetivamente para a promoção da saúde no município. No SAE atendemos mais de 4,9 mil pacientes, sendo 340 novos casos em 2019”, ressalta.

 

 

|Fonte: Prefeitura de Aracaju