22/01/2020 as 08:31

AUMENTO DE CASOS

Saúde mental é foco da campanha Janeiro Branco

Ações serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde indicam que o Brasil registra aumento no número de pessoas com problemas relativos à saúde mental e emocional. Entre as patologias, destacam-se os transtornos de ansiedade, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo e depressão.

Aracaju também segue a tendência de aumento do números de casos e, por isso, diversas são as ações promovidas ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o intuito de prevenir e tratar estes problemas.

Janeiro Branco é a denominação da campanha dos cuidados em saúde mental. Durante todo o mês, a SMS desenvolve uma série de ações nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital para reforçar o trabalho cotidiano. As atividades são voltadas para usuários e familiares e objetivam promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos principais problemas relacionados à saúde mental.

A programação começa nesta próxima quarta-feira, 22, e segue até o dia 30, com a realização de palestras, exibição de filmes, rodas de conversa, dentre outras ações.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, ressalta a importância do Janeiro Branco e explica que a campanha busca estimular o indivíduo a refletir mais sobre a vida e sua importância.

“A campanha é pensada no início do ano justamente para aproveitar esse processo de renovação do novo ano, em que as pessoas costumam traçar metas e rever hábitos. É o momento de incentivar as pessoas a desenvolverem ações com foco no cuidado à saúde mental; seja através de inclusão de novos hábitos como práticas meditativas ou de relaxamento, ou até mesmo por meio de atividades que proporcionem prazer e que garantam uma melhoria na qualidade de vida”, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora, a saúde mental é uma condição subjetiva, em que de modo geral o sujeito apresenta pensamento organizado e consegue lidar com os conflitos do cotidiano, sendo capaz de lidar com frustrações, situação estressora, mantém rua rotina de hábitos diários, como trabalho, lazer e convívio social.

“Quando o sujeito não está com sua organização mental equilibrada, pode haver uma maior dificuldade para lidar com questões cotidianas, situações que gerem estresse ou frustrações. Como humanos, somos seres que integramos os campos biológicos, sociais, psicológicos e espirituais, e para termos saúde de fato, todas as áreas devem ter suas necessidades básicas atendidas, pois uma interfere na outra. Desta forma, pensar em saúde implica pensar em integralidade dos sujeitos, englobando qualidade de vida e bem-estar”, enfatiza.

A programação completa, você pode conferir no link.

 

 

 

|Fonte e fotos: PMA