22/01/2020 as 08:47

Determinação

Transporte escolar precisa de autorização da SMTT

Serviço deve seguir determinações estabelecidas pelo órgão

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Como nem todos os pais ou responsáveis conseguem conciliar seus horários para levar os filhos na escola, muitos acabam optando por contratar um serviço de transporte escolar. No entanto, deve-se ficar atento não só se o transporte é regularizado pelo órgão de trânsito local, mas a idoneidade do condutor, a qualidade do veículo e se os itens de segurança estão adequados, pois, apesar da fiscalização, muitos veículos que fazem o transporte apresentam irregularidades.


De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), 250 veículos estão regularizados pelo órgão para fazer esse tipo de serviço em Aracaju. Para coibir o transporte escolar irregular, o órgão de trânsito municipal informou que está intensificando a fiscalização do transporte escolar desde o início deste mês, devido o retorno das aulas. Nas fiscalizações, os agentes de trânsito verificam a CNH do condutor, o alvará, além das condições e dos itens de segurança do veículo, por exemplo.


Para se ter ideia, mesmo com a fiscalização, ano passado, 16 veículos que fazem transporte escolar foram autuados. Segundo a SMTT, entre as infrações estavam: falta de carteira de motorista auxiliar, veículo não licenciado, alvará vencido e veículo sem a caracterização adequada.


Aos pais, que ainda estão em dúvida como descobrir se o transporte é realmente legalizado, a SMTT explica que todos os veículos autorizados a realizar transporte escolar na cidade de Aracaju devem conter identidade visual do serviço na parte externa, além das marcas da SMTT e Prefeitura de Aracaju, e o número que identifica aquele referido transporte escolar. O condutor também deve portar o alvará de permissão para realizar o serviço.


“A SMTT recomenda aos pais e responsáveis que fiquem atentos no momento de contratar um transporte escolar. É importante verificar se o veículo tem as marcas da SMTT e Prefeitura de Aracaju, se tem o número identificador e as cores padronizadas”, reforçou.

|Texto: Grecy Andrade

|| Foto: André Moreira.