18/02/2020 as 10:52

Serviço

Obra da Catedral ainda não tem prazo de conclusão

Iphan detectou falhas na 2ª etapa e serviços precisam ser refeitos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quem passa pelo Centro de Aracaju, especificamente pela Praça Teófilo Dantas, popularmente conhecida como “Praça da Catedral”, há muito tempo percebe que o cenário que ilustra o local são os tapumes que rodeiam a Catedral Metropolitana para proteger uma obra que parece não ter fim. Dividida em quatro etapas para a resolução, duas foram feitas, mas alguns detalhes não agradaram a Cúria Metropolitana e agora a empresa deverá refazer o serviço.

Segundo Edmilson Brito, assessor da Arquidiocese de Aracaju, a obra está na conclusão de duas etapas. A primeira envolve a fachada e o telhado, e a segunda a colocação do piso e de partes internas. “A empresa concluiu as duas etapas, mas houve uma visita do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que detectou algumas falhas que foram verificadas na realização da obra”, disse.

Ainda segundo ele, nos itens que compõem a segunda etapa também estão precisando de algum acabamento. “Estão faltando alguns ajustes para a conclusão da obra e está se cobrando da empresa para que ela possa concluir. A terceira etapa envolve a alvenaria e projeto de incêndios, e a quarta é a recuperação da parte interna, que envolve ainda mais detalhes”, pontuou Edmilson.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a reforma da Catedral está atualmente em conclusão do serviço de assentamento do piso do pavimento térreo, que sofreu atraso diante da solicitação de alteração do tipo de material pela própria Arquidiocese. “Ainda não podemos estipular o prazo final para a conclusão, uma vez que ainda existem mais duas etapas em fase de revisão dos projetos pela Arquidiocese, e posterior aprovação pelo Iphan. Só depois dessa aprovação poderemos deflagrar o processo licitatório”, informou a assessoria.