26/02/2020 as 08:16

Quaresma

Dom João preside Missa de Cinzas, na Catedral

Este ano, a Igreja convida o povo de Deus a refletir, à luz da fé, sobre o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A tradicional missa de Quarta-feira de Cinzas (26), na catedral de Aracaju, ocorre às 16h30, sob a presidência do arcebispo metropolitano, dom João José Costa. Concelebrada por vários sacerdotes, ela marca o início do período quaresmal, tempo de intensa busca de conversão, e a abertura da Campanha da Fraternidade 2020, no âmbito da nossa Arquidiocese.

Este ano, a Igreja convida o povo de Deus a refletir, à luz da fé, sobre o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.