30/03/2020 as 10:13

CLIMA E TEMPO

Final de semana registra acumulado de 96 mm de chuva na capital

Defesa Civil permanece em alerta até às 00h desta segunda-feira, 30

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após um final de semana de muita chuva, conforme previu o meteorologista Overland Amaral, a segunda-feira, 30, amanheceu com o céu mais aberto e o sol voltou a aparecer, contudo, a Defesa Civil do município de Aracaju permanece em alerta até o final do dia de hoje.

Segundo dados da Defesa Civil, de sexta-feira, 27, para cá, Aracaju teve o registro de 96 milímetros de volume de chuva acumulados. De acordo com o coordenador da Defesa do município, Major Silvio, apesar do grande volume, as chuvas não foram torrenciais e ocorreram de maneira bem distribuída.

“Choveu ao longo do dia, só que de maneira moderada. Isso não ocasionou muitos transtornos para a população, que estão muito em casa, sobretudo nos finais de semana. Não gerou muitos transtornos como alagamentos nem inundações”, aponta o major.

As áreas de risco foram monitoradas durante todo o final de semana, bem como as encostas de morros, e ainda assim o segue, até o final do alerta, às 00h de hoje. “Mesmo sendo chuva moderada, ela continua e persiste. Nós demos um enfoque às áreas de risco, devido a esse tempo todo chovendo ininterruptamente. No entanto, não identificamos nenhuma anormalidade”, acrescenta major Silvio.

Segundo o balanço da Defesa, apenas três ocorrências foram registradas durante o final de semana em Aracaju, em decorrência das chuvas. Uma delas foi o desabamento de parte do muro do Batalhão do 28 BC, no bairro 18 do forte, atingindo uma residência.

“Só houve danos materiais. Nossa equipe derrubou o restante do muro para eliminarmos o risco. As outras ocorrências foram relacionadas a alagamento. Uma parte da água da chuva invadiu umas residências, mas, estivemos no local e abrimos uma vala para que a água escoasse mais rapidamente”, conta.

Ainda conforme o major Silvio, a Defesa Civil segue em alerta. Até o final do dia a previsão meteorológica será atualizada para saber se o alerta vai prosseguir para mais dias, ou não. Mas, ainda há previsão de chuva para hoje.

Interior do Estado

A equipe do JORNAL DA CIDADE recebeu imagens de inundações na cidade de Itabaiana. Uma moradora confirmou a situação. Em resposta, a Defesa Civil Estadual informou que, conforme foi decretado pelo governo, toda segunda-feira é ponto facultativo. A assessoria acrescenta que "embora a Defesa civil seja serviço essencial, estamos trabalhando com o operacional. Administrativo só amanhã". 

  

 

|Da redação do JC Online

||Fotos: Cedidas à equipe JC