31/03/2020 as 10:20

Arboviroses

Cresce número de notificações de dengue e chinkungunya em Sergipe

O maior aumento foi referente à dengue, com 93,67% a mais em relação a mesma época em 2019

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cresce número de notificações de dengue e chinkungunya em Sergipe

Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), os casos suspeitos de dengue e chinkungunya aumentaram no período de 29 de dezembro de 2019 a 21 de março de 2020. Também há casos de zika, porém em menor quantidade, e com decréscimo em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foram notificados 459 casos suspeitos de dengue, com 73 confirmações, 209 descartados e 177 em investigação, o que significa, no total, um aumento de casos suspeitos em 93,67%. Os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Aracaju, são os que apresentam o maior número de casos de dengue. Foram 24 casos confirmados em Socorro, 14 em Lagarto, e 13 em Aracaju.  

Sobre a chinkungunya, foram notificados 48 casos suspeitos, com 18 confirmações, sendo 13 descartados e 17 em investigação, um aumento de 9,3% dos casos suspeitos quando comparados com o mesmo período no ano anterior.

Em relação à zika, seis casos foram notificados, e não há confirmação. A doença apresenta um cenário de baixa ocorrência, -63,1%.

“Chama a atenção o incremento nos casos prováveis sinalizando que muitos estão em investigação ou sem encerramento oportuno”, aponta a SES.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Estado chama atenção para os casos de arboviroses causadas pelo Aedes aegypti. Lembrando que me 2019 foram 13 óbitos no Estado, a secretaria destaca que as pessoas precisam continuar preocupadas e tomando os devidos cuidados para erradicar a dengue em Sergipe.

Ainda conforme a assessoria, as ações de enfrentamento são feitas pelos municípios sob orientação do estado. “Mas, temos também ações como a Brigada Itinerante; temos o serviço do carro fumacê; o Estado também realizada campanhas educativas, com distribuição de folhetos constando as informações sobre os cuidados necessários, e ainda preparamos áudios com essas orientações. As pessoas estão muito focadas no coronavírus, e estão esquecendo da dengue. É preciso que continuem com atenção para a dengue, evitando água parada. Assim como estamos tendo os cuidados com o coronavírus, precisamos ter também em relação à dengue”, reforça o assessor de comunicação, André Carvalho.

|Da redação do JC Online

||Foto: André Moreira