01/04/2020 as 09:27

COVID-19

Governo e PMA divergem sobre números de casos

Boletim da Secretaria Municipal de Aracaju apresenta sete casos suspeitos a mais do que o computado pela secretaria estadual

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governo e PMA divergem sobre números de casos

Em tempos de propagação do coronavírus por todo o país, Sergipe vive um pânico generalizado em busca de informações sobre a real situação do vírus, o número de infectados e as pessoas monitoradas pelos órgãos competentes. Parece que os números fornecidos pela Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) não têm sido suficientes para tranquilizar a população de que tudo está sob controle.

Pelo contrário, enquanto em outros estados o número de infectados aumenta diariamente, em Sergipe o aparecimento de um novo caso tem demorado dias, o que causa estranheza por parte de alguns, a exemplo da enfermeira Aparecida Simões. “A gente está vivendo uma situação atípica e de risco para todos. Temos que tirar o chapéu para o Estado, pois ele está conseguindo eficazmente segurar a propagação da doença. Pelo menos é o que apontam os números divulgados. Eu não quero acreditar que existe uma divulgação manipulada para tranquilizar as pessoas”, afirma a enfermeira.

Na segunda-feira, 30, quando a SMS divulgou um boletim sobre o coronavírus e a existência de dois novos casos em Aracaju, replicado e atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde, um detalhe chamou a atenção dos mais atentos: o número de casos suspeitos. Na postagem de Aracaju, os casos suspeitos elencados eram 33. Surpreendentemente, na postagem estadual esse quantitativo era de 26 casos suspeitos, ou seja, sete a menos do que o divulgado pela capital.

Vale ressaltar que em Sergipe, segundo os números apresentados até o momento, 18 pessoas estão infectadas pelo coronavírus e 148 casos foram descartados. Questionada sobre o desencontro destas informações, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde informou que os números são muito dinâmicos. Por exemplo, Aracaju divulga um número agora, mas os testes estão acontecendo diariamente. A assessoria disse ainda que os números nunca vão ser iguais, porque ambos testam e descartam alguns suspeitos.

A Secretaria Municipal da Saúde Aracaju (SMS) informa que todos os dados que divulga sobre o número de casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus referem-se, exclusivamente, ao Município de Aracaju e são apurados pela pasta a partir de rigoroso monitoramento do avanço da covid-19 na capital sergipana. Os dados referentes ao Estado fica sob responsabilidade do Governo do Estado.