02/04/2020 as 16:57

SMTT ALERTA

Aumento da circulação de pessoas no transporte coletivo é preocupante

Alguns dados preocupam as autoridades municipais, pois representam risco de aumento da curva de transmissão do novo coronavírus

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mesmo com as medidas preventivas decretadas pela Prefeitura de Aracaju para estimular o distanciamento social e, consequentemente, reduzir a velocidade de propagação do novo coronavírus na capital sergipana, muitas pessoas têm saído de suas casas e utilizado o transporte público.

Um levantamento feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) revela que, em uma semana, o número de pessoas utilizando o transporte coletivo por dia saltou de 43 mil, entre os dias 24 e 26 de março, para 46 mil no dia 27 de março, e para 56 mil em 1º de abril. Na semana passada, o número de passageiros no transporte chegou a reduzir em 78,7%, no entanto, esse número caiu para 72,1% nessa quarta-feira, 2.

Esses dados preocupam as autoridades municipais, pois representam risco de aumento da curva de transmissão do novo coronavírus. O superintendente da SMTT, Renato Telles, relembra que a Prefeitura determinou diversas medidas para que a população saia de casa apenas em casos de extrema necessidade.

“O comércio está fechado, as aulas estão suspensas, o acesso aos espaços públicos de lazer está limitado, então esse aumento no número de pessoas no transporte público não se justifica e nos traz preocupação”, afirma Renato.

A Prefeitura também reduziu a frota em circulação – exceto em horários de pico – e bloqueou o uso do passe estudantil enquanto as aulas estiverem suspensas.

“A gestão, além de tomar providências, está reforçando a todo momento a importância do distanciamento social para conter o novo coronavírus, mas a colaboração da população é fundamental para isso”, ressalta o superintendente municipal de Transportes e Trânsito.

Medidas preventivas

Tendo em vista que o transporte público é um serviço essencial e que os trabalhadores que não podem parar, mesmo em meio à pandemia, precisam dele, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da SMTT, adotou diversas medidas preventivas no sistema para proteger os usuários.

As ações contemplam, por exemplo, o reforço na higienização dos ônibus, a instalação de recipientes com álcool em gel em todos os terminais de integração; distribuição de equipamentos de proteção para os trabalhadores do serviço; e o reforço na disponibilização de sabão nos banheiros dos terminais.

Fonte e foto: SMTT