21/05/2020 as 10:30

DOAÇÃO DE SANGUE

Hemose vai funcionar nos feriados de sexta e segunda- feira

Estoques dos sangue O, A, B, e Ab fator Rh positivo e negativo, estão baixos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Devido à pandemia, por ser um serviço essencial e a baixa nos estoques dos sangues, O, A, B e Ab, fator Rh positivo e negativo, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que a doação segue de segunda a sexta com o funcionamento no horário regular das 7h30 às 17h. A decisão também será aplicada na próxima sexta-feira, 22, data da antecipação do feriado estadual de 8 de julho e na segunda- feira, 25, antecipação do São João decretados pelo governo do Estado.

A assessora técnica do Hemocentro, Lourdes Alice Marinho, adverte que desde o advento da pandemia do coronavírus os estoques de todos os grupos sanguíneos apresentaram uma redução de mais de 50%. “Os profissionais da unidade estão comprometidos em receber os doadores, para isso gostaríamos de convidar toda a população em condições de saúde adequadas para doação”, convida a médica.

Dentre as condições é necessário não apresentar um quadro clinico que indique sintomas de síndrome gripal como febre frequente, dor de garganta, fadiga e dificuldade em respirar. “Quando o doador chega ao Hemose recebe as orientações de prevenção relativas à Covid-19”, comunica Lourdes Alice.

O trabalho realizado no Hemocentro de Sergipe cumpre critérios normatizados na nota técnica 04/2020 do Ministério da Saúde (MS) para triagem do doador de sangue. O documento estabelece a suspensão da doação de sangue por 30 dias para pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados do coronavírus.

Já os candidatos à doação de sangue que retornaram de viagem internacional, ficam inaptos durante 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil e aqueles que tiveram a doença não podem doar por um período de 90 dias.

|Fonte e foto: Ascom/Secretaria de Estado da Saúde