26/05/2020 as 11:15

PROTESTO

Cabeleireiros se manifestam contra decreto do governo

Categoria alega prejuízos econômicos e reivindica liberação das atividades

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um grupo de cerca de 20 profissionais, incluindo cabeleireiros e donos de salões de beleza, realizou um ato, na manhã desta terça-feira, 26, em frente ao Palácio Governador Augusto Franco, conhecido popularmente como “Palácio dos Despachos”, para reivindicar a liberação do serviço em Sergipe. Eles alegam prejuízos econômicos devido à suspensão das atividades neste período de pandemia.

De acordo com o último decreto governamental, de número 40.600, que foi publicado no Diário Oficial de hoje, 26, e prorroga até o dia 1º de junho de 2020 as ações restritivas e de distanciamento sociais necessárias ao enfrentamento da epidemia causada pela Covid-19, o setor não foi incluído como essencial e, por essa razão, permanece sem autorização para funcionamento.

Segundo o decreto, além de salões de beleza, estão suspensos serviços ligados ao comércio em geral, academias, shopping centers, galerias, boutiques, clubes, boates, casas de espetáculos e clínicas de estética.

A manifestação, embora pacífica, provocou lentidão no trânsito por alguns minutos, tendo em vista que os profissionais estacionaram seus veículos na via.

Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria de comunicação do Governo de Sergipe informou que a prorrogação do decreto tem relação direta com o aumento da ocupação dos leitos públicos e privados de UTI. “No dia 1º de junho haverá uma nova avaliação. Em paralelo a isso, existe um corpo técnico no governo que estuda a construção de um projeto de reabertura e retomada da economia para ser apresentado à sociedade num momento mais propício”, informou.

|Da redação do JC Online

||Foto: Jadilson Simões