03/07/2020 as 09:19

BALANÇO

Sergipe registra saldo positivo entre aberturas e fechamentos de empresas

No mês de junho foram abertas 283 novas empresas contra 178 baixas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas devido à pandemia da Covid-19, que assola o mundo desde o fim do mês de fevereiro, ainda assim Sergipe registra saldo positivo entre aberturas e fechamentos de empresas no mês de junho.

De acordo com dados obtidos através da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), de 1º a 30 de junho deste ano foram abertos 283 novos negócios no Estado, o que significa que mesmo em tempos de coronavírus o sergipano tem enxergado oportunidades para empreender.

Já com relação ao número de empresários que decidiram baixar o seu CNPJ na Junta Comercial no mês de junho, os registros dão conta de que estes foram em número menor do que o de novas constituições, totalizando 178 encerramentos. Uma diferença positiva de 105 empresas.

Para o presidente da Jucese, o administrador Marco Antônio Freitas, a facilidade em se abrir uma empresa no Estado propicia o surgimento de novos negócios.

“Estar à frente de um órgão que fomenta o desenvolvimento econômico de Sergipe é motivo de muito orgulho. Sabemos da importância da Junta Comercial para milhares de pessoas que buscam empreender e desenvolver suas atividades. Os números mostram que o sergipano tem acreditado no ambiente econômico mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia. O período é difícil e nos adaptamos para segurar na mão do empresário e ajudá-lo a atravessar”, explica Marco Freitas.

Ele também alerta para a possibilidade de que algumas dessas baixas empresariais não tenham sido ocasionadas pela pandemia do coronavírus. “É muito importante ressaltar que esses números de encerramentos podem não estar relacionados ao período de pandemia. Existem diversos negócios que baixam as portas, mas não dão baixa no CNPJ. Infelizmente, essa é uma realidade. Alerto que é necessário baixar a empresa aqui na Junta Comercial para que não continue acumulando tributos. Ressalto que desde setembro do ano passado esse serviço é gratuito”, aponta o presidente da Jucese.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL Aracaju), Brenno Barreto, os números apresentados pela Jucese são animadores para o comércio sergipano.

“Os números refletem que o comércio, ainda com toda a dificuldade, vem sendo mantido. A questão da dificuldade é real para cada segmento, mas existem outras atividades que estão nascendo, sendo criadas e ampliadas. Acredito que com esses dados de maior abertura em alguns segmentos isso comprova justamente a possibilidade de criação e ampliação de novos negócios. É bom lembrar que existem aquelas empresas que estão fechadas e que poderão não reabrir. Mas acredito que isso aí é ao longo do período do retorno dessas atividades que deverão sofrer um pouco mais, mas deverão ser em número menor do que as que deverão surgir. É nesse intuito que a gente está apostando e sempre pensando positivamente no comércio e no comércio de serviços. A CDL está bastante animada com esses dados da Junta Comercial”, afirma Brenno.

Por fim, ele alerta que os cuidados devem ser mantidos durante a reabertura do comércio e que as pessoas só devem sair de casa para fazer o que realmente é necessário. “Desejamos que o comércio reabra com segurança, respeitando os protocolos sanitários e o respeito também aos decretos. Faço um apelo à população para quem precisa sair que saia especificamente para aquela sua necessidade e volte para casa. O distanciamento social, o uso de máscara e assepsia é fundamental durante esse período de pandemia”, finaliza o presidente da CDL Aracaju.

|Da redação