13/07/2020 as 10:13

CAPITAL

Bairro 13 de Julho: conheça como surgiu um dos bairros mais nobres de Aracaju

Já nos anos 80, as mansões começam a desaparecer para dar lugar aos prédios de luxo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hoje é dia 13 de Julho. Um dos bairros mais valorizados da capital sergipana recebeu esse nome no ano de 1924. Originalmente o bairro era conhecido por Praia Formosa, em virtude da praia existente às margens do rio Sergipe. Passou a chamar-se posteriormente de Praia 13 de Julho em homenagem ao levante liderado por Augusto Maynard Gomes, que sitiou a cidade de Aracaju com tropas do 28º Batalhão de Caçadores nas margens da praia em 13/07/1924.

Naquela época, o banho de mar era saudável e o espaço servia não só para lazer, como fonte de sobrevivência de várias famílias, quer seja na catação de mariscos, como na pesca. Hoje, as águas da praia – que na verdade é rio Sergipe – são altamente poluídas.

O bairro surgiu no século XIX da necessidade de construir um lazareto – construção para abrigar pessoas com doenças contagiosas, como cólera e varíola. Porém, segundo o historiador Amâncio Cardoso, esse espaço nunca foi construído.

O local tornou-se morada de pescadores e caiçaras que tiravam do rio Cotinguiba (era assim que se chamava na época) o sustento de suas famílias. As águas da Praia Formosa eram limpas, e o areal alvo.

Mas, um levante entre civis e militares locais para tomada do poder administrativo de Aracaju transformou a calmaria de suas areias e águas em palco de luta. Era a década de 20 – 13 de julho de 1924. Tropas rebeladas do Exército se entrincheiraram na paradisíaca Praia Formosa e minaram a barra à espera de possíveis forças legais que ameaçariam os rebeldes tenentes. Este episódio está ligado ao movimento tenentista.

A cidade foi tomada pelos tenentes e alguns civis, sob a liderança, entre outros, de Augusto Maynard Gomes (1886-1957). Eles formaram uma Junta Governativa militar e prenderam o então presidente do Estado (equivalente a governador) Graccho Cardoso (1874-1950). Aracaju ficou em clima de guerra durante 21 dias. A partir desse fato histórico, a Praia Formosa passou a Praia 13 de julho por meio de uma Lei Municipal datada de 27 de novembro de 1930.

O tempo passou, o bairro 13 de Julho foi crescendo e de reduto de famílias carentes que habitavam barracos de palha em ruas lodentas do manguezal, passou a bairro de classe média alta. Era década de 50, quando a antiga Praia Formosa tornou-se um local importante de lazer. Era a praia mais frequentada da jovem Aracaju com águas limpas e despoluídas num bairro ligeiramente povoado por belos casarões. 

Já nos anos 80, as mansões começam a desaparecer para dar lugar aos prédios de luxo.  A localização privilegiada, na Zona Sul, a caminho da Atalaia, influencia, e muito, nos altos valores cobrados por metro quadrado. Apesar de tão disputado, é o 10º menor bairro da Capital. Em 1998, o calçadão da 13 de Julho – Calçadão de Viana – como também ficou conhecido, foi inaugurado, margeando um incipiente manguezal. Quase 20 anos depois, em julho de 2016, foi entregue à população aracajuana, o calçadão Formosa Praia Aracaju.