14/07/2020 as 08:01

NOVO PROCESSO

CRLV será emitido apenas em papel A4

Novo processo tem gerado dúvidas quanto à validade do documento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A epidemia do coronavírus alterou o processo de emissão e pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), de porte obrigatório e que concede o direito de circulação do veículo em vias públicas e particulares.

Agora, para ter acesso ao CRLV o usuário deve entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/ SE) e imprimir o documento em folha A4 que contém um QR code, no entanto nem todo mundo tem facilidade de acesso e o novo processo tem gerado dúvidas quanto a validade do documento.

O jornalista Lucas Andrei é uma das pessoas que está se sentindo lesado. Ele conta que pagou o IPVA juntamente com o licenciamento em junho e optou por receber o documento em casa, mas até agora não chegou. “Escolhi receber o documento pelos Correios e até agora ele não chegou. Entendo que o Detran ofereça o serviço pela internet, mas o órgão não pode excluir as outras pessoas. Estou aguardando o documento chegar e enquanto isso tenho andado apenas com o comprovante de pagamento”, revelou.

Ainda segundo Andrei, ele não acha seguro usar o documento de papel, pois não tem certeza se ele é válido em todo o território nacional. “Será que toda polícia de trânsito está informada sobre a validade desse documento? Eu costumo viajar para Pernambuco e será que os policiais de lá sabem que esse papel é válido? O documento impresso no papel-moeda tem marca d’água e outro itens de segurança. Enquanto isso, eu que optei por receber em casa, ainda estou aguardando”, finalizou. Sobre a emissão do CRLV, a assessoria do Detran informou que quem já abriu processo e pedido para receber em casa vai receber.

A demora está ocorrendo devido à grande demanda dos Correios por conta da pandemia. Caso queira adiantar o recebimento poderá imprimir pela internet. “A opção de entrega pelos Correios foi retirada do ar, então os novos podem imprimir em casa ou receber essa mesma impressão nos postos do Detran, pois deixamos de emitir o documento em papel-moeda porque esse em papel A4 é válido em todo território nacional, pois é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito”, disse a assessoria do Detran. Para aqueles que não têm computador, podem ir a uma lan house ou podem agendar para receber no Detran, mas o documento será entregue em papel A4, e não mais em papel-moeda.