12/08/2020 as 12:45

DENÚNCIA

Árvores sem poda preocupam moradores do bairro Industrial

Conforme a Emsurb, o serviço foi incluído no cronograma e deverá ser realizado amanhã, 13

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As árvores do bairro Industrial estão sem poda e os moradores da região estão preocupados. Segundo relatos, estão tão altas que alcançam a fiação da energia elétrica, e em tempos de muitas chuvas, isso pode ser um risco para os transeuntes.

De acordo com o responsável pela Comunidade do Bairro Industrial, Marcos dos Anjos, a situação mais crítica das árvores é na Avenida Altamira, e em um trecho das ruas Mário Mattiote, Curitiba, Desembargador Assis Xavier, Luis Moura e a praça Amintas Jorge.

Segundo ele conta, as árvores sem poda, tem servido como ponto de assalto. “Com as árvores grandes vem atraindo pessoas negativas para assaltar mulheres trabalhadoras, donas de casa, e servindo de abrigo e esconderijo no circuito”, aponta.

“Outra preocupação é o período de chuva, galhos das árvores estão muito próximos ao abrigo de ônibus e rede elétrica, pode ocorrer algum acidente. Prevenção é uma ação afirmativa”, acrescenta Marcos.

 

Ainda conforme o denunciante, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já foi solicitada para resolver a questão. “Solicitamos uma parceria eficaz visando inibir ocorrências negativas nos locais”, disse.

A equipe do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a Emsurb, que em resposta informou manter o serviço de poda de árvore na programação diária. Confira abaixo a nota na íntegra:

"O trabalho é coordenado pela Diretoria de Operações da empresa/Gerência de Áreas Verdes e tem na coordenação do serviço, a engenheira florestal Thayane Costa. De janeiro passado (2020) até esta quarta-feira, 11 de agosto, a Prefeitura de Aracaju realizou 12.781 ações de poda na cidade. O cronograma para a realização do serviço é elaborado a partir do monitoramento da equipe operacional da Emsurb, da manifestação da população através da Ouvidoria da própria empresa (3021-9908) e, em algumas ocasiões, atendendo solicitações encaminhadas por órgãos como a SMTT e a Polícia Militar/Ciosp quando visualizam, em determinado ponto da cidade, galhos encobrindo semáforos e câmeras de segurança. Quando os galhos estão topando na rede elétrica, o serviço é direcionado à empresa de energia elétrica, no caso de Aracaju à Energisa", disse o órgão. 

Já em relação à supressão das árvores, a Emsurb informa que acontecem após avaliação minuciosa da árvore, por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). "De janeiro passado (2020) até esta quarta-feira, 11 de agosto, a Prefeitura de Aracaju realizou 512 ações de supressões", disse.

Sobre a demanda no bairro Industrial, o órgão afirma ter sido informada e o serviço foi prontamente incluído na programação de amanhã, 13, seguindo monitoramento da empresa. 

|Da redação do JC Online

||Fotos: Cedidas ao JC Online