18/09/2020 as 10:14

RETOMADA

Prefeitura orienta sobre medidas de biossegurança em bares e restaurantes

Defesa Civil e Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) também participaram da ação para verificar se as medidas estão sendo cumpridas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na noite da quinta-feira, 17, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio dos seus órgãos operacionais, realizou fiscalização em bares e restaurantes para averiguar adequações voltadas ao cumprimento das normas de biossegurança, previstas no decreto do poder executivo, considerando o plano de retomada da economia.

A ação objetivou, principalmente, orientar os proprietários dos estabelecimentos, e contou com a atuação integrada da Defesa Civil e do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju).

Na ocasião, foram visitados nove estabelecimentos, localizados no bairro Inácio Barbosa e Farolândia. Foram verificados o cumprimento das recomendações referentes à ocupação do estabelecimento, que deve ser de, no máximo, 75% da sua capacidade; horário de funcionamento; disponibilização de álcool 70% ou lavatório com água e sabão, para as mãos; uso obrigatório de máscaras; capacidade máxima de seis pessoas por mesa; e o distanciamento social.

As medidas são necessárias para o enfrentamento contra a propagação do novo coronavírus. O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, revela que a fiscalização promove um reforço em relação às recomendações constantes no Decreto Municipal e Resolução Estadual.

“Essa foi uma fiscalização de orientação para os proprietários de bares da região Sul da capital. A recepção foi positiva. Eles mostram interesse em continuar cumprindo as medidas disposta nos decretos. Foram notadas situações pontuais, sobre as quais , de imediato, foram passadas as orientações para correção”, esclareceu o coordenador.

Ele revela que esses pontos estão relacionados, especialmente, à capacidade de acomodação no estabelecimento e ao horário permitido para funcionamento.

“Os donos dos bares têm sinalizado essa dificuldade por parte da população, no sentido de compreender sobre o horário limite para fechamento”, indicou Igor Lopes.

|Fonte: Prefeitura de Aracaju