18/09/2020 as 15:02

ANIMAIS SILVESTRES

Aves e répteis são resgatados na Grande Aracaju

Corujas, gaviões, cobras e cágado estão entre os animais recolhidos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a semana, a equipe de técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou treze resgates de animais silvestres em Aracaju e na região Metropolitana da capital. O trabalho da Adema se deu graças a chamados da população para atender ocorrências.

Consideradas por muitos especialistas como a ave mais inteligente, o Carcará (Caracara plancus) é uma das espécies que foi encontrada em um edifício residencial da zona Sul da capital. A ave foi avaliado por veterinários, recebeu tratamento adequado e foi solto em área de reserva ecossistêmica. Além do carcará, mais outros pássaros foram resgatadas enviadas ao Centro de Triagem de Animais (Cetas), que fica no Parque da Cidade, onde receberam tratamento médico: dois gaviões Carijó (Rupornis magnirostris), e uma coruja-de-igreja (Tyto alba), uma coruja Buraqueira (Athene cunicularia), além de outras espécies de aves.

Entre os répteis, a Adema resgatou um cágado d'Água, no bairro Coroa do Meio, Zona Sul da capital, e duas Iguanas (Iguanidae), apreendidas no município de Nossa Senhora do Socorro. Uma Cobra Coral-Verdadeira (Micrurus lemniscatus), uma Caninana (Spilotes pullatus) e duas Salamantas (Epicrates cenchria cenchria) também foram capturadas em Aracaju. Depois de avaliados e medicados, os répteis foram soltos no habitat natural.

Plantão 24h Adema

A Adema mantém um serviço de plantão 24h para resgate de animais pelo telefone (79) 9-8819-7558 ou o (79) 3158-7161, além de um aplicativo na plataforma Play Store. Onde a população pode fazer denúncia e ter acesso à consultas, processos, balneabilidade e transparência do órgão.

Foto: Adema