20/11/2020 as 09:17

EM ERGIPE

Já são 2.407 estelionatos no ambiente virtual este ano

Com a proximidade da Black Friday, delegada alerta para golpes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a chegada da Black Friday, na próxima sexta-feira, 27, e o aumento no número de pessoas que compram objetos através da internet, a precaução deve ser redobrada, uma vez que os golpes, principalmente aqueles aplicados através do cartão de crédito, tendem a aumentar.

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday atrai muitos consumidores devido às grandes e tentadoras ofertas em um período que antecede o Natal. Aliás, com o cenário causado pela pandemia da Covid-19, as compras pela internet já foram intensificadas. Com isso, os golpes também ganharam contornos diferenciados.

Para se ter ideia, apenas este ano, de 1º de janeiro a 31 de outubro, foram 2.407 registros de casos de estelionato no ambiente virtual, destes, 2.039 foram consumados, sendo 1.125 em Aracaju e 914 nos demais municípios.

Ao compararmos os registros do ano passado com os registros deste ano, temos um aumento de 418%. Em 2019, foram 465 registros de casos de estelionato no ambiente virtual, destes, 416 foram consumados, sendo 284 em Aracaju e 132 nos demais municípios.

Para a delegada da Delegacia de Crimes Cibernéticos e de Defraudações, Suirá Paim, a pandemia acentuou os golpes efetuados no ambiente virtual. Ela chama a atenção para a próxima data de grandes compras, que é a Black Friday.

“Devido à pandemia causada pelo coronavírus, houve um aumento significativo do uso da internet na rotina das pessoas e, consequentemente, aumentaram as práticas criminosas no espaço virtual. Alguns golpes são bastante comuns, tais como: sequestro do perfil do WhatsApp, perfil falso do WhatsApp e o golpe da OLX. Com a aproximação da Black Friday é importante tomar alguns cuidados para não se tornar uma vítima de fraudes”, relata a delegada.

A autoridade policial elenca uma série de precauções que podem ser tomadas no sentido de evitar cair em um desses golpes virtuais. “Comprar produtos apenas em sites confiáveis. É possível pesquisar a reputação da empresa em algumas ferramentas, tais como: https://consumidor.gov.br e reclameaqui.com.br; Evitar clicar em links de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp e SMS. Nesse caso, deve acessar a página oficial da loja para realizar a compra. É bom sempre conferir o domínio do site, pois uma tática muito comum entre os criminosos é mudar apenas um caractere e utilizar o mesmo layout de uma empresa conhecida”, elenca Suirá.

Ela vai mais além: “Se for realizar o pagamento por meio de boleto bancário, é importante conferir o código de barras e qual é a empresa favorecida pelo pagamento. Se for pagar com o cartão de crédito, é melhor utilizar o cartão virtual. Caso tenha sido vítima de um golpe, entrar em contato com o banco ou administradora do cartão de crédito e comunicar sobre a ocorrência”, pontua a delegada.

Em caso de ser vítima de um golpe no ambiente virtual, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência, devendo apresentar os meios de prova, tais como comprovante de pagamento ou boleto bancário.

|Da Redação do JC
|Foto: Divulgação