12/01/2021 as 15:00

PRAIA

Sob risco de desabar, palanque do surf na Cinelândia é desmontado

A recomendação foi em caráter de urgência

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O palanque do surf, localizado na faixa de areia da praia da Cinelândia, em Atalaia, está sendo desmontado desde a última segunda-feira, 11. O local foi avaliado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju, e apresentou riscos de desabamento no laudo. Apesar da situação visivelmente precária, muitas pessoas eram vistas na parte superior do palanque, tendo suas vidas em risco, para fazer o uso de entorpecentes ou até mesmo sexo, como já divulgado em alguns vídeos em redes sociais.

De acordo com a Emsurb, a retirada do palanque está sob a responsabilidade da Federação Sergipana de Surf (FSS). Inclusive, esta era a finalidade da estrutura: ser utilizada em eventos de campeonatos de surfe na praia da Cinelândia.

Ainda conforme a Emsurb, órgão responsável pelo gerenciamento de praias e calçadões das Orlas Marítimas da capital, a recomendação foi em caráter de urgência, mediante avaliação e emissão de laudo técnico de vistoria pela Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdec), por intermédio da Defesa Civil. “O referido laudo relata que a estrutura do palanque encontrava-se totalmente comprometida e oferecendo possibilidades de risco de queda e acidentes”, informa o órgão em nota.

O presidente da FSS, Saulo Moraes, conta que, ao ser notificado oficialmente da real situação da estrutura, optou pela remoção. “Nós não quisemos nos responsabilizar em caso de desabamento que causasse a morte de pessoas. A prefeitura também achava que a gente não tinha que se responsabilizar por isso, e que o ideal mesmo era que a gente retirasse o palanque. Então eles se propuseram em retirar e disponibilizar todo o material para guardar na Emsurb, para caso alguma outra instituição queira utilizar em outro momento”, disse Saulo.

Segundo ele, houve uma reunião com o secretário de Esporte de Aracaju, onde algumas metas foram estabelecidas em prol do surf, inclusive sobre possíveis substituições do palanque que está sendo removido.

“Ele foi muito solícito e nos propôs incluir um palanque de alvenaria no calçadão, que não fosse na beira da praia. Então temos um indicativo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, em tentar colocar no projeto da Aruana esse palanque. Além disso, há uma disposição de um palanque todas as vezes que precisarmos”, conclui Saulo.

|Da redação do JC Online

||FOtos: André Moreira