13/01/2021 as 10:21

TEMPO

Sistema de monitoramento auxilia órgãos da Prefeitura de Aracaju em período de chuva

A Defesa Civil de Aracaju, por exemplo, está nas ruas da cidade desde a madrugada, realizando o trabalho de monitoramento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sistema de monitoramento auxilia órgãos da Prefeitura de Aracaju em período de chuva
Nos últimos dias tem chovido mais do que o previsto, em Aracaju. Nesta quarta-feira (13) havia previsão de um volume de cinco milímetros de chuva, no entanto, somente nas primeiras horas do dia, foram registrados 32 milímetros. Ainda assim, não houve ocorrências relacionadas à chuva, até o início da manhã, e os órgãos da Prefeitura de Aracaju seguem atentos e contam com um sistema de monitoramento para auxiliar nas ações preventivas. 
 
As chuvas começaram a cair na capital sergipana nesta terça-feira (12), superando as estimativas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade deve permanecer até esta quinta-feira, dia 14, mas sem causar transtornos, com previsão de chuva de moderada a leve, em períodos espaçados e bem distribuída pela cidade. 
 
“Mesmo com um volume de chuva seis vezes maior do que o esperado para hoje, a cidade se comportou bem. O alagamento que registramos foi no conjunto JK, mas é um ponto com muito entulho de construção civil na rua, o que dificultou o escoamento da água. No mais, nenhum canal da cidade transbordou ou teve cheia preocupante. As equipes da Prefeitura estão sempre preparadas para eventualidades, e um dos artifícios que utilizamos é o sistema de monitoramento ClimAju, que vem nos auxiliando significativamente por nos dá um panorama da cidade, uma amostra do cenário atual de Aracaju, o que nos permite trabalhar preventivamente”, ressalta o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida. 
 
Em períodos de chuva, as equipes da Prefeitura ficam alertas já nos primeiros momentos do dia. A Defesa Civil de Aracaju, por exemplo, está nas ruas da cidade desde a madrugada, realizando o trabalho de monitoramento. 
 
“Precisamos estar a postos, caso haja alguma mudança expressiva na situação. Nossas equipes monitoram a incidência de chuva dando enfoque nas áreas de risco e na zona Sul, onde a concentração de chuva foi maior, nesta quarta. Nos manteremos atentos porque, de acordo com a previsão, a chuva deve permanecer até esta quinta e só deve estiar na sexta”, pontua o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.