14/01/2021 as 11:24

USINA

Celse deve ser vendida para empresa com sede em NY

Agência especializada noticiou fechamento do acordo para compra da usina

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Celse deve ser vendida para empresa com sede em NY

A Agência Epbr informou ontem que a New Fortress Energy (NFE), com sede em Nova York, fechou acordos para comprar a Hygo Energy (Golar Power), joint venture 50-50 entre a Golar LNG e a Stonepeak Infrastructure Partners, em uma operação de US$ 5 bilhões, que inclui a compra da Golar Partners – proprietária da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse). Instalada no Município de Barra dos Coqueiros, a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, da Celse, é a maior termoelétrica a gás natural da América Latina.

A NFE vai assumir o controle do principal player do mercado brasileiro para infraestrutura e comercialização de gás natural liquefeito (GNL), em projetos integrados com geração de energia (gas-to-power). A Golar Power, com foco no Brasil, e a Golar Partners operam e detêm unidades flutuantes de regaseificação (FSRUs) e navios para transporte internacional de GNL.

O único ativo em operação da Golar Power, por enquanto, é a usina térmica da Celse, integrada com o terminal do Porto de Sergipe. A Golar Partner, por sua vez, opera um FSRU para a Petrobras. Junto com a compra da Golar Power, foram anunciados acordos com a BR Distribuidora e a aquisição do projeto para o terminal de GNL do Porto de Suape, em Pernambuco. Fechandos os negócios, a NFE desembarcará no Brasil com quatro terminais de GNL, dois no Nordeste, um no Norte e um no Sul do país; e 4,1 GW de potência termoelétrica em usinas a gás. Dando sequência à estratégia da Golar Power, a intenção é atuar também na comercialização de GNL. No anúncio da compra, a NFE cita a possibilidade de suprir toda a região Nordeste.

A Golar Power possui acordo com a BR Distribuidora para formar uma distribuidora de GNL. Por meio de projetos de pequena escala, a Golar vinha estudando formas para desenvolver o mercado de gás em regiões não atendidas pela rede de gasodutos de transporte, além da conexão dos seus terminais, como é o caso de Sergipe. New Fortress Energy A NFE se descreve como uma empresa “de infraestrutura de energia fundada para ajudar a acelerar a transição global para a energia limpa”.

Diz que o objetivo é migrar das operações de “baixo carbono”, com gás natural, para “nenhum carbono”, a partir de hidrogênio verde, gerado a partir de fontes renováveis de energia, como eólica e solar. Hoje, a operação é baseada em terminais de liquefação (exportação), regaseificação (importação) e geração de energia. Sem considerar a aquisição dos ativos da Golar, têm seis projetos de GNL ou geração de energia na América Latina e Caribe, dois nos EUA e um na Europa. Fundada em 2014, abriu capital com um IPO na Nasdaq em 2019.