16/01/2021 as 11:00

EDUCAÇÃO

Cerca de 86 mil sergipanos estão inscritos para o Enem 2020

A primeira etapa da prova na versão impressa acontece neste domingo, 17

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cerca de 86 mil sergipanos estão inscritos para o Enem 2020

Neste domingo, 17, acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na versão impressa em todo o Brasil. No dia 24 de janeiro será aplicada a outra etapa da versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro acontecerão as provas na versão digital. No total são 5,7 milhões de inscritos no exame, sendo em Sergipe 86.895 mil, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Este ano os alunos enfrentarão um cenário completamente diferente daquele encontrado nos anos anteriores, quando não havia pandemia do novo coronavírus. Neste domingo, 17, o que não é mais novidade para ninguém, todos deverão estar utilizando máscaras e seguir protocolos sanitários para evitar contaminação da doença durante a prova.

Os portões serão abertos 30 minutos antes do previsto nos editais anteriores, às 11h30. De acordo com o Inep, foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova durante a aplicação. Um investimento de R$ 64 milhões está sendo destinado para medidas de prevenção, como aquisição de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e o investimento em mais locais de aplicação de prova, que, por motivos de segurança, não são divulgados.

Foi preciso reduzir o número de participantes por sala, garantindo a ocupação de 50% da capacidade máxima. “Os locais de prova serão higienizados antes de cada aplicação e organizados para garantir o distanciamento social adequado. As etapas de produção e distribuição de provas também observaram as regras para higienização de materiais”, informa o Inep.

Além disso, o uso de máscaras de proteção facial será obrigatório, e o aluno que não utilizar cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou que de alguma maneira recursar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos a qualquer momento, será eliminado do exame.

“As exceções são casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecidos pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação. A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitarão os protocolos de prevenção. Toda a equipe de aplicadores foi capacitada para possibilitar o máximo de ventilação natural e aeração dos ambientes”, acrescenta o Instituto.

As salas para pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes, e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade, serão diferenciadas, com ocupação de somente 25% da capacidade total. “Além da redução de pessoas por ambiente, uma sala de até 12 pessoas será destinada aos participantes que, segundo critérios do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à COVID-19”, informa o órgão.

Pessoas que estiverem acometidas ou com sintomas de covid-19 não devem comparecer aos locais de prova no dia da aplicação. Além disso, será preciso comunicar a condição e comprovar na Página do Participante para que seja avaliada a possibilidade de reaplicação.

O Enem 2020 tinha data prevista de realização para novembro do ano passado, mas, com as consequências causadas pela pandemia, precisou ser remarcado. Ainda assim, vereanças de oposição de diversos lugares do Brasil estão entrando com pedidos simultâneos de novo adiamento das provas. Em Aracaju, a vereadora Linda Brasil (PSOL) tomou à frente pelo pedido de adiamento. Os detalhes sobre este manifesto você encontra no caderno de Política. 

|Redação/JC
|Foto: Divulgação