25/02/2021 as 08:48

ECONOMIA

Preço elevado da gasolina aumenta a procura por bicicletas

No entanto, diante do novo cenário, o mercado tem apresentado dificuldades na oferta do produto

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Preço elevado da gasolina aumenta a procura por bicicletas

Desde o ano passado, o consumidor brasileiro amarga a alta nos preços dos combustíveis e isso trouxe um reflexo interessante na sociedade: as pessoas decidiram deixar o carro na garagem e andar de bicicleta. Esse é um dos motivos que explica a grande procura pelo produto no mercado durante o ano de 2020, bem como os reflexos da pandemia, quando muitos optaram por pedalar ao ter que enfrentar ônibus cheios.

No entanto, diante do novo cenário, o mercado tem apresentado dificuldades na oferta do produto. É o que conta o vendedor de uma loja de bicicletas, localizada no Bairro Santos Dumont, em Aracaju. Matheus Feitosa revela que desde o ano passado têm faltado insumos, peças, e até matéria-prima para a fabricação de bikes. “Estamos tendo dificuldade de conseguir entrega, por conta de matéria-prima. Está faltando tudo. Toda hora uma coisa nova está em falta”, disse o jovem.

O vendedor conta que a procura por bicicleta cresceu consideravelmente no ano passado, apesar de não conseguir estipular um quantitativo. Na visão dele, mais do que a questão da gasolina, é a vontade de praticar atividades físicas que tem motivado a população a comprar bicicleta. “As próprias pessoas do mercado falam nunca terem visto uma procura tão grande em décadas. Tem muitas atividades que eram feitas em grupo, em academia, e então a bicicleta e corrida de rua acabaram suprindo um pouco a necessidade das pessoas de fazerem atividade física durante a pandemia”, acredita.

Na loja em que Matheus trabalha existe bicicleta para todos os gostos, de diversos tipos e preços variados. Segundo ele, é possível encontrar bike nos valores de R$ 500 a até R$ 27 mil. “Varia bastante, porque vendemos de todos os tipos aqui. Saem muitos modelos”, explica.