14/04/2021 as 08:12

JUSTIÇA

Pastor Luiz Antônio se posiciona sobre denúncias

Investigações para apurar denúncias de assédio sexual seguem em segredo de Justiça

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pastor Luiz Antônio se posiciona sobre denúncias

Há cerca de um mês denúncias graves contra pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) vêm sendo divulgadas nas redes sociais e na imprensa. As acusações são de assédio e importunação sexual praticado dentro da instituição com frequentadoras. Um perfil foi criado no Instagram, chamado Movimento Púlpito Renovado, onde alguns depoimentos estão sendo compartilhados e entre eles há relatos de diversas mulheres, incluindo menores de idade.

A população vem cobrando da instituição um posicionamento sobre as denúncias, e no último domingo, 13, um grupo realizou um buzinaço na porta da igreja. Após o manifesto, que teve até registros de briga entre membros e a imprensa sergipana, o pastor Luiz Antonio se posicionou, pela rede social oficial da IEQ Sergipe.

No vídeo publicado, o líder religioso chora ao mencionar o manifesto realizado na porta da instituição. “Vieram à frente da nossa igreja sede, com palavras ofensivas, e eu não estou dizendo que foi sem nenhum respeito a mim, que seja, que falem de mim, do meu filho. Mas desrespeitar um culto ao Senhor, desrespeitar os irmãos, que foram agredidos verbalmente, fisicamente. Onde? Na igreja. Esse foi o ambiente procurado por eles. Quem, que se apresenta em nome de Deus, teria a intenção de atrapalhar um culto a Deus?”, questiona o pastor, sob lágrimas.

Luiz Antonio relembra que está ainda em recuperação contra a Covid-19, após passar um período internado na UTI do Hospital Primavera. “Aí eu não podia mais me calar. Por isso estou aqui. Para dizer que a Igreja, diante do que tem sido apresentado a meu respeito e a respeito do meu filho, a igreja também está aguardando todas os trâmites legais, aos quais estou completamente à disposição para que a gente possa prestar todos os esclarecimentos e trazer a verdade dos fatos.

Não podemos nos calar quando o direito de cultuar ao nosso Deus seja afetado”, disse. A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Grupos Vulneráveis (DAGV), abriu inquérito civil para apurar as denúncias de assédio sexual, e as investigações seguem em segredo de Justiça. A IEQ emitiu nota na noite de segunda-feira, 12), onde afirma repudiar “atos de violência praticados no domingo, 11, por pessoas de um movimento da internet, que às portas de duas das igrejas dispararam buzinas e agressões públicas verbais; geraram perturbação à cerimônia dos cultos de Santa Ceia; causaram incitação do ódio e constrangimento com faixas e palavras generalizadas de acusação; geraram coação dos membros para entrada e saída do local; e mostraram total insensibilidade com as vizinhanças quanto ao momento de pandemia”, aponta o nota.

“A ação que, segundo a polícia, excedeu os limites da passividade, rendeu ainda agressão física direta a um dos membros da igreja. Diante dos fatos registrados por testemunhas e pela própria imprensa, que continua contando com o respeito da igreja à sua livre expressão, a instituição está adotando as providências necessárias em apoio à toda membresia que se sentiu afetada com tal ato do movimento”, acrescenta o texto. A igreja também afirma estar acompanhando, com atenção, os procedimentos investigativos “sobre notícias de supostas condutas impróprias, que teriam sido atribuídas a pastores pertencentes a seu quadro, e aguarda a conclusão dos mesmos para, então, atuar com todas as medidas que forem pertinentes, inclusive quanto à preservação da sua credibilidade institucional de 47 anos perante a comunidade sergipana”, diz. “A Igreja, que pauta a sua atuação à luz dos princípios cristãos, divinamente revelados na Palavra de Deus – A Bíblia, e, também, em estrito cumprimento das leis do nosso país, tem absoluta certeza de que os procedimentos que forem legalmente previstos serão realizados com isenção e correção para o alcance da verdade dos fatos”, conclui a nota.

|Foto: Reprodução/Redes Sociais