03/12/2021 as 13:29

DENGUE

Aracaju terá painel de controle do Aedes aegypti

A nova ferramenta deve estar disponível nos próximos 15 dias

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o objetivo de melhorar ainda mais o controle do Aedes aegypti na capital, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está finalizando a criação de um painel de monitoramento das doenças transmitidas pelo vetor. A nova ferramenta deve estar disponível nos próximos 15 dias e mostrará diversos gráficos dos casos notificados e confirmados de dengue, zika e chikungunya em Aracaju.

“Essa plataforma auxiliará os gestores a tomarem decisões mais precisas e, consequentemente, com melhores resultados no controle do mosquito. Semanalmente, vamos atualizar os dados, que mostrarão em gráficos o número de confirmações e notificações em cada bairro. Desta maneira se tornará mais fácil enviar equipes de agentes de combate às endemias para atuarem onde a proliferação do mosquito estiver mais alta”, afirma o coordenador de inovação e gestão estratégica da SMS, Seif Brito.

Além dos dados atualizados, o painel trará um histórico dos mapeamentos realizados em anos anteriores a fim de traçar um comparativo e, com isso, identificar ciclos de reprodução do mosquito em Aracaju. Essa análise prévia possibilitará uma atuação antecipada das equipes a fim de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes.

“Teremos casos notificados por bairro, um mapa de calor que identifica onde apareceram mais casos, registros dos fumacês, das visitas, do LIRAa e dos resultados de cada notificação após as investigações epidemiológicas. Também vamos implementar um sinal de alerta que vai avisar aos gestores quando há números crescentes de casos por três semanas seguidas. Assim, será possível intensificar ainda mais as ações em pontos específicos da cidade”, complementa o coordenador.

Quando estiver em funcionamento, o painel ficará disponível a toda população, inclusive para a comunidade acadêmica, a fim de não apenas garantir a transparência das ações da Prefeitura, mas possibilitar a produção de estudos e trabalhos universitários relacionados ao Aedes e às doenças transmitidas por ele na capital sergipana.

 

Fonte: PMA