07/12/2021 as 09:33

CRIME

1.663 kg de drogas foram apreendidos em novembro em SE

Segundo SSP, em comparação com o ano passado, aumento é de 1.281%

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

1.663 kg de drogas foram apreendidos em novembro em SE

O tráfico de drogas é uma realidade que assombra todo o território brasileiro devido à dificuldade para combater a prática, que é tão complexa e envolve diversos fatores que complicam a apreensão efetiva de traficantes. Assim como o restante do país, Sergipe vem sofrendo um aumento na disseminação de substâncias ilícitas.

Contudo, ainda que se tenha percebido o crescimento de compra e venda de drogas, o estado também investiu nas ações da polícia para combate ao tráfico. Com isso, o mês de novembro foi marcado por um grande número de operações que levaram a apreensão das substâncias, como mostra umas das recentes ações policiais, no último dia 30, em que equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc) apreenderam cerca de 40 kg de maconha, 8 kg de cocaína e pouco mais de 300 comprimidos da droga sintética ecstasy em uma residência localizada no bairro Industrial, zona norte de Aracaju.

Com a alta nas apreensões de drogas no estado sergipano, a equipe do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para ter um levantamento do mês de novembro e fazer um comparativo das apreensões deste ano e do ano passado durante o mesmo período.

De acordo com a SSP, quando analisado o quilograma total apreendido, o mês de novembro em 2021 teve um aumento de 1.281% comparado ao do ano anterior. Já em unidade, houve uma queda de 15%. Neste ano, em novembro, foram apreendidos 1.663,4 quilos de diversas drogas distribuídas em 348 unidades, com a maconha sendo a que mais se destaca, com 1.657 kg da substância. Já no mesmo período do ano passado, o total de quilogramas das substâncias ilícitas foi de 120,47 e 409 unidades. Em nota pública divulgada pela SSP, o órgão comenta sobre o crescente número de ações envolvendo apreensão de drogas e destaca a posição importante que o estado de Sergipe ocupa na redução de homicídios dolosos, fato que tem ligação direta com o tráfico.

“A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) informa que, nas ações de combate ao tráfico de drogas no estado, as substâncias mais apreendidas são maconha, cocaína e crack, tendo como destaque maconha. Quanto às regiões com o maior número de apreensões, citamos Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, na área metropolitana de Aracaju; as cidades de Lagarto, no Centro-Sul, e Itabaiana, no Agreste, além dos municípios limítrofes de Cristinápolis e Propriá. Nestas duas últimas localidades, as ações do tipo têm a presença forte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A SSP avalia que o combate ao tráfico de drogas e, por consequência, o número de apreensões impacta diretamente na redução de homicídios dolosos.

No momento atual, Sergipe é o estado da região Nordeste que mais conseguiu reduzir os números desse tipo de crime e deve fechar o ano de 2021 mantendo essa posição de destaque. Essa colocação, tal como o crescimento nítido das apreensões, reflete o trabalho em parceria das instituições de segurança pública, como a Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e Polícia Militar, que tem trazido resultados relevantes no combate ao tráfico de drogas e na redução do índice da criminalidade no estado sergipano”, diz o texto.

|Da redação do JC
||Foto: André Moreira