20/01/2022 as 16:55

SERGIPE

Circuito Sertão de Águas Abertas será realizado em fevereiro

Evento será de 11 a 13 de fevereiro, no Lago de Xingó, em Canindé do São Francisco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e a Superintendência Especial de Esportes (Supee), vai apoiar o Circuito Sertão de Águas Abertas, evento que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas da Associação de Nadadores Masters de Sergipe (ABMN), que acontece de 11 a 13 de fevereiro, no Lago de Xingó, em Canindé do São Francisco. No dia 13 de fevereiro, último dia da competição, também acontece nas águas do Velho Chico um evento do polo aquático, com a realização de palestra sobre este esporte, com o coordenador técnico da Hebraica, Adriano Silva.

Com o objetivo de definir os últimos detalhes sobre o apoio logístico do Governo do Estado para a realização da competição, o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, esteve na manhã desta quinta-feira, 20, na Supee, onde foi recebido pela superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas. Também participaram da reunião, o coordenador de águas abertas da ABMN, Gilton Resende; o vice-presidente Associação de Nadadores Masters de Sergipe (ANMSE), Luiz Garcia; e o coordenador de Esporte e Lazer da Supee, Flávio Oliveira.

Ao final da reunião, ficou definido que o Estado vai disponibilizar o translado, passagens aéreas para nadadores com destaque nacional que participarão do evento, além de medalhas, e caminhão para transporte de materiais, a exemplo das raias de natação para demarcação na competição. Desta forma, o Governo de Sergipe marca presença apoiando este evento esportivo que vai movimentar ainda mais o turismo na região, que é uma das mais bonitas do Brasil.

“É mais uma parceria da Secretaria de Estado do Turismo com a Superintendência de Esportes, porque entendemos que o esporte e o turismo têm uma sinergia capaz de movimentar a economia do nosso estado trazendo visitantes para cá. Este evento trará nadadores de diversas localidades do Brasil para Canindé de São Francisco, onde vai lotar pousadas, hotéis e movimentar a economia local durante todo fim de semana. Além dessa competição de natação, também haverá um evento do polo aquático, então isso dinamiza e faz com que mais pessoas conheçam o nosso destino. É uma parceria de sucesso da Setur com a Superintendência Especial de Esportes e os organizadores desse evento, tranzendo uma energia muito positiva para o nosso estado”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto.

A superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, enfatizou que as parcerias são sempre salutares, e essa é uma política do governador Belivaldo Chagas, onde as secretarias têm que estar sempre em comunicação para proporcionar mais benefícios para a população. “Estar junto com a Setur num evento como esse é que mais do que esporte, tendo em vista todos os benefícios que o esporte pode nos trazer, e ainda aliado ao turismo numa região que é um paraíso que dispensa comentários”, disse.

O coordenador de águas abertas da ABMN, Gilton Resende, informa ainda, que este evento também tem cunho social, pois será realizado no dia 11 treinamento com aula teórica de salvatagem com o pessoal da prefeitura e dos bares ribeirinhos, e no dia 12, aula prática. “Isso é um trabalho que desenvolvemos nos locais por onde passamos para dar um cunho social às competições, inclusive, as pessoas que vão participar desse treinamento também vão participar da competição na área de salvatagem”, explicou.

As inscrições para o Circuito Sertão de Águas Abertas encerram no próximo dia 26. Além dos atletas de Sergipe, até o momento centenas de nadadores de outros estados já se inscreveram na competição, a exemplo de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, que vão competir provas de 500m, 1500m e 3000m. Todos participantes inscritos receberão medalha de participação, e os três primeiros na classificação geral (masculino e feminino) receberão troféus, e os classificados por categoria em 1º, 2º e 3º lugar (masculino e feminino) receberão medalhas.

 

Fonte: Governo de Sergipe