21/01/2022 as 08:41

CONTAS

Conta de prefeitura sofreu bloqueio por dois meses

Prefeito informa que medida foi responsável pelo atraso na folha de pagamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em Santa Rosa de Lima, o prefeito Júnior Macarrão (PSD) afirmou que passou por um sufoco na administração municipal nos meses de novembro e dezembro do ano passado, após ter sido surpreendido com o bloqueio judicial nas contas públicas em razão de uma dívida de mais de R$ 1,4 milhão – oriunda de gestões anteriores.

A medida, conforme explicação do gestor, resultou no atraso da folha de pagamento dos servidores públicos que fora somente regularizada no início de janeiro de 2022. Depois de denúncias referentes ao atraso do salário, a equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com o prefeito Júnior Macarrão para averiguar a situação em Santa Rosa de Lima. De acordo com a exposição feita, de fato, aconteceu uma demora na folha de dezembro assim como no pagamento do 13º salário. “Pagamos o 13º no dia 30 de dezembro e o salário dos servidores só entrou no dia 10 de janeiro”, esclareceu.

Segundo o prefeito, o motivo do atraso foi provocado por um “sequestro judicial” determinado por uma decisão da Justiça. “A Caixa Econômica ingressou com uma ação para cobrar o FGTS não pago pela prefeitura nos anos de 1995 até 2006. O processo foi correndo e só agora aconteceu o bloqueio, exatamente na minha gestão”, explicou.

Conta bloqueada
O prefeito apontou ainda que a nova lei sobre o sistema de bloqueio judicial de créditos do devedor, conhecida como “teimosinha”, possibilita que a ordem do juiz penhore todo e quaisquer valor que for creditado em favor do executado. “Fica lá bloqueado até que tire aquele valor, que resolva. Então, desde novembro que está com esse bloqueio e ficará até satisfazer o valor dessa dívida”, disse. Para o JC, Júnior revelou que, diante do bloqueio, está faltando quitar R$ 380 mil. “A gente recebeu, por exemplo, o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e nem conseguimos acessar. Não topamos em nenhum centavo desse valor, é um recurso extra e a gente nem viu a cor”, contou, assegurando que a folha não deverá atrasar novamente.