21/01/2022 as 09:47

DESCASO

Orla da Atalaia acumula problemas estruturais

Bancos, grades e calçadas do cartão-postal estão degradados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Orla da Atalaia acumula problemas estruturais

Com a fama de orla mais bonita do Brasil, a Orla de Atalaia, em Aracaju, torna-se um dos pontos turísticos mais importantes do Estado. Por este motivo, é esperado que o local seja fiscalizado com frequência, para que manutenções sejam feitas e o espaço permaneça fazendo jus a sua notoriedade.

A orla conta com diversas opções de lazer, com parques e quadras esportivas, entre outros, além de uma rede de gastronomia diversa, com vários bares e restaurantes nas redondezas. Mesmo com tanta importância turística, econômica e cultural, o local está com diversos problemas estruturais. Na manhã desta quinta-feira, 20, a equipe de fotojornalismo do JORNAL DA CIDADE foi até a orla e registrou os problemas em questão, como as grades das quadras que estão desfeitas, com buracos e fios à solta, bancos quebrados, com partes caídas na passagem dos pedestres e calçadas destruídas, com inúmeras crateras.

O JC entrou em contato com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para questionar se há previsão de revitalização do espaço. Em nota, o órgão declara que a manutenção é contínua. “Desde que assumiu a gestão da Orla da Praia da Atalaia, em março de 2020, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza, de maneira contínua, a conservação e organização deste ponto turístico da cidade. Além das atividades diárias de limpeza, nos últimos meses foram efetuados a revitalização do paisagismo e calçadão da Praia da Cinelândia, reforma nas passarelas e monumentos alusivos aos Formadores da Nacionalidade e de personalidades sergipanas, bem como a pintura e reparos nos banheiros públicos disponibilizados no Mundo da Criança, Praça de Eventos e na área da Cinelândia.

Atualmente, conforme planejamento, a empresa municipal trabalha na recuperação dos bancos de alvenaria instalados na região dos Arcos e Praça de Eventos. Os serviços que envolvem a reforma das quadras poliesportivas são feitos de forma gradativa. Já o trabalho de monitoramento das condições físicas das estruturas de lazer, também ocorre com frequência ao longo dos 4 km de extensão da orla”, diz o texto.

|Da redação do JC
||Foto: André Moreira